Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo de sonho no Caminho de Santiago de Compostela (Parte I)

Autor: Solimar Laterça - Data: 18/08/2015
RSS

Grandes sonhos se realizam após muito tempo. O meu se realizou após 22 anos.

Exatamente no dia 29 de maio de 2015, o meu sonho de adolescente de fazer o Caminho de Santiago de Compostela estava apenas começando. Após um planejamento quase que instantâneo, eu e meu marido decidimos fazer as malas e partir para a grande aventura: percorrer a pé em 32 dias, os 819 km partindo de Saint-Jean-Pied-de-Port, na França.



Após ler muitos livros a respeito do caminho, o que nos motivou, a princípio, foi um desejo profundo de despertar interior e auto-realização, mas depois, fomos descobrindo que o caminho vai se apresentando de forma particular para cada um, conforme suas expectativas e sua visão interior.



A primeira semana foi a prova de fogo, mas o que mais impressionava é que, quanto maiores as dificuldades que enfrentávamos durante a jornada, mais belas eram as paisagens que nos acompanhavam, como se a natureza quisesse amortecer a pedreira do caminho com sua beleza e nos fazer esquecer o peso da mochila, das botas e compensar as durezas de caminhar de 8 a 11 horas por dia, com seus perfumes inebriantes.



Nossos dias eram decorados por amarillas, as famosas florzinhas vermelhas que serpenteavam os imensos campos de trigo nas Mesetas.



E vez por outra, éramos presentados pelas deliciosas madressilvas amarelas que iluminavam o nosso caminho com seus adocicados perfumes.



Tínhamos a impressão de estar vivendo um universo paralelo, pois, cada sensação, emoção e realidade pareciam materializar todos os dramas e encantos de nossa alma, na máxima integração entre o microcosmo dentro de nós com o macrocosmo refletido ao nosso redor.



As cores das flores, da terra, do céu mesclavam entre si, como uma grande composição da natureza, planejada e criada minuciosamente por Paisagistas de Deus.



E muitas vezes, parecia que adentrávamos em recantos secretos e mágicos, justamente para recarregar nossas forças e reafirmar nossa fé em algo maior representado pela natureza selvagem e ao mesmo tempo, perfeita que nos cercava.



Em cada parte do caminho, novas sensações eram descobertas: Pirineus, Mesetas, El Bierzo, Galicia, cada etapa nos brindava com experiências únicas, emocionantes e inesquecíveis. E a natureza, a grande Imperatriz do caminho, cada vez mais vibrante, presente e única.



Em outro post, detalharei de forma minuciosa todas as etapas do caminho francês, os preparativos para esta incrível peregrinação, com dicas práticas sobre o que levar, equipamentos ideais e todas as informações para quem também quiser embarcar nesta jornada mágica, única e profundamente transformadora, tendo como grande guia e mestra, a Natureza soberana que guarda e consagra, o grande e lendário Caminho de Santiago de Compostela.











Artigo publicado por Solimar Leão.

Solimar Leão é Paisagista, Designer e Publicitária e atualmente trabalha criando projetos de Paisagismo desenvolvidos a partir de correções de Geobiologia e curas de Feng Shui para harmonização dos espaços e trazer a natureza divina refletida no universo exterior.

contato: solimarlaterca@yahoo.com.br

Conheça um pouco dos seus projetos no seu site www.solimarleao.com.br, dos Jardins verticais e Terrarios Terapêuticos que cria de forma personalizada no site www.jardimsolar.com.br e dos artigos que publica no seu Blog www.blogtransforma.com.br

Você gostará também:

As glicínias do Ashikaga Park do Japão

Entrevista: Paisagista Andrea Olionis: Paisagismo no Brasil e Espanha

The Royal Botanic Garden, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Paisagista Martha Corrêa: Trabalhando cores e formas

Paisagismo diferenciado: Foco em crianças


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!