Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Jardins de Piet Oudolf, valorização das gramíneas e plantas perenes

Autor: Regina Motta - Data: 25/04/2016
RSS

Piet Oudolf é um paisagista holandês, nascido em 1944 e se destaca no movimento new perennial que busca usar sobretudo herbáceas perenes e gramíneas nos jardins, valorizando a sua beleza, seu ciclo de vida natural, requerendo pouca manutenção.

Seus jardins são paisagens sustentáveis, onde há plantas resistentes à seca e que vão evoluindo com o tempo. É um dos primeiros paisagistas que introduziram a semeadura de herbáceas em grande escala em jardins públicos.


Lurie Garden


Lurie Garden


Lurie Garden


Lurie Garden


Lurie Garden

Fotos de oudolf chicago By Esther Westerveld from Nieuwkoop, Nederland - Lurie Garden (Piet Oudolf) - Millennium Park - Chicago IL, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=77246731

Boa parte de seu domínio das plantas vem de sua experiência como viveirista e, como tal, deu nome a mais de 70 plantas, como a Salvia Purple rain, que pode ser comprada em sua empresa http://www.futureplants.com/

Ele não só aproveita a época de floração para criar ambientes, mas também todo o ciclo vital da planta, assim como o uso de múltiplas espécies, incluindo a mescla como marca da beleza de seus jardins.

O seu conceito de jardinagem está mais próximo da ecologia que da jardinagem ornamental cheia de elementos inorgânicos, como pedra, madeira, esculturas, plásticos. Usa espécies autóctones, silvestres, fazendo um estudo da flora circundante e adaptada ao local. Isto leva o jardim a cobrir-se de vida no mais pleno sentido, com cores, perfumes, texturas, vida animal com o passar das estações.

O Jardim de sua casa em Hummello, Arnhem, nos Paises Baixos, onde reside, seu jardim faz referência aos tradicionais jardins holandeses, com sebes belamente recortadas de folhas perenes, mas não excluindo as herbáceas anuais e bianuais.

Entre suas obras podemos citar os jardins The battery y la High Line de Nova York em colaboração com a famosa famosa Kathryn Gustafson


Scampston Walled Garden UK
Wikimedia

Mas, além dos jardins públicos, realizou jardins privados, como um construído em Barcelona. Na atualidade, está trabalhando com o reconhecido arquiteto suíço Peter Zumthor em um jardim secreto do Século XXI para a Serpentine Galeria de Londres, ao mesmo tempo trabalha em um parque do bairro operário em Estocolmo, além de outros projetos nos Paises Baixos.

Serpentine Galeria de Londres


Wikimedia

Publicou vários livros: Gardening With Grasses (1998) (con Michael King and Beth Chatto), Dream Plants for the Natural Garden (2000) y Planting the Natural Garden (2003) (ambos con Henk Gerritsen), Designing With Plants (1999) y Planting Design: Gardens in Time and Space (2005) (ambos con Noel Kingsbury).

As gramíneas são sempre incluídas em seus projetos porque, segundo ele, criam espontaneidade e dinamismo por seu aspecto natural e seu movimento que rompe a rigidez das agrupações de perenes, além de sua aparência ser diferente entre uma estação e outra.

Algumas de suas herbáceas favoritas são: Nigella arvensis, Cleome hassleriana , Peucedanum verticillare y Digitalis parviflora .

Para Oudolf, o desenho do jardim não são só as plantas, é a emoção, o ambiente, a contemplação. Deve mobilizar as pessoas através do jardim> Um jardim não é uma paisagem para se olhar, mas um processo dinâmico que sempre está mudando e precisamos estar em contato com ele sempre.



Para mais informações, visite http://www.oudolf.com/ e http://www.gardeninggonewild.com/?p=7815

Você gostará também:

Plantas matemáticas: Os fractais na natureza

Plantas interessantes: Fibonacci spiral, proporção divina

Plantas ornamentais: Bellis perennis

O homem que freiou o deserto: uma lição para o mundo

Meio ambiente: A Arca do Fim do Mundo


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!