Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Meio ambiente: jardins sobre rodas?

Autor: Regina Motta - Data: 06/10/2010
RSS

Designwala é uma plataforma dedicada à compreensão e conscientização dos métodos de design no mundo emergente. Seu objetivo é destacar as idéias de design que poderia repensar sistemas, produtos e programas e levar a um modelo mais sustentável e eficiente de subsistência.

Em Concurso denominado ,DesignWala Grand Idea Competition , promovido pela empresa, vários projetos foram premiados. Nos chamou a atenção o projeto denominado de Bus Roots(algo como "raízes movidas por ônibus"), do designer Marco Antonio Castro Cosio. Seu projeto pretende plantar 35 acres (cerca de 14,16 hectares) de plantas suculentas no teto de 4.500 ônibus da metrópole americana.



O objetivo é "recuperar espaços esquecidos, aumentar a qualidade de vida e fazer crescer a quantidade de espaços verdes na cidade". A ação também combateria o efeito da "ilha de calor" - no qual fatores como concentração de poluição, excesso de obras de concreto e carência de vegetais tornam a área urbana mais quente que o normal.



Telhados verdes e jardins verticais têm sido utilizados como solução para dar vida aos espaços verdes com limitações de espaço.

Em geral, existem dois tipos de configurações de telhado verde, intensivo e extensivo.
Telhados verdes intensivos têm uma maior diversidade de plantas, mas precisam de mais terra e cuidados.
Os telhados ecológicos extensivos podem ter uma seleção de plantas mais limitada, mas têm um peso mais leve e necessitam menor manutenção.

No entanto, mesmo que os telhados verdes e jardins verticais possam ser adicionados a todas as casas e prédios da cidade, as artérias, as ruas, não podem ser revestidas com materiais vivos.

Em São Paulo, por exemplo, a diferença de temperatura entre os espaços urbanos e os verdes pode chegar a 10ºC por causa desse "aquecimento local".

O primeiro protótipo foi instalado no telhado do BioBus. É o primeiro ônibus com um sistema CVL. Ele vem crescendo há cinco meses viajando ao redor de New York City e em Ohio, até o momento.

Como benefícios, o autor lista:
Valor estético
Mitigação dos Efeitos ilha de calor urbano
Acústica e Isolamento Térmico
Redução da água da chuva
Absorção de CO2
Habitat Restauração
Gestão das águas pluviais
Educação e Recreação

E você, qual a sua opinião a respeito deste projeto?

Clique no banner TopBlog acima, à direita, e dê seu voto para nosso Blog para o prêmio em sustentabilidade

Você pode se interessar também por:

sustentabilidade: o caminho é a natureza ou a tecnologia? Projeto Venus

Criações sustentáveis: bike elétrica e celular ecológico

Agricultura Urbana - um sonho possível?Dragonfly

Papel semente: mais plantas, menos lixo, mais vida




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

24/06/2021 09:11:43

Muito bom este post dos telhados verde.



Grama   Esmeralda   São Carlos    Santo Agostinho    Bermudas    Coreana    Japonesa    Batatais  Amendoim    Contato    Whats-App


23/10/2010 17:48:54

muito importante o mundo agradece

21/10/2010 17:26:11

Ótima matéria. E algo que pode servir de multiplicador de ações.
Quanto ao Francisco da Bahia, sugiro procurar o SOS Mata Atlântica para orientar. Não que eles possam ser parceiros, não. Mas poderão orientar.

17/10/2010 09:05:01

muito bom o artigo estas idéias tem que ser popularizadas, não só nos onibus como nos telhadose em forma de jardins verticais pois é um enorme passo para uma melhor condição de vida.

15/10/2010 14:56:06

Aos leitores que deixaram aqui sua opinião, nossos agradecimentos! Marisa Lima, Francisco José, Bárbara Cuzziol, Ana Cristina, Casal de Aveiro. Penso que depois de séculos de destruição, estamos acordando para a necessidade premente de espalharmos o "verde" pelo planeta devastado. Nas grandes cidades não há mais espaço, qualquer que seja a boa idéia deve ser divulgada e incentivada!
Faço votos que os amigos portugueses, Casal de Aveiro, consigam implementar este projeto!

14/10/2010 18:46:33

Acho fantastico,e como jardineira gostaria de ter apoio para desenvolver um projecto como este em portugal,pois ja algum tempo que sigo a evolução dos "GREENROOFS",parabens pela ideia....

14/10/2010 17:21:03

Adorei esta idéia que maravilha se pudesse acontecer isso aqui no Brasil, mas eu tenho esperança de um um dia poder ver isto.

14/10/2010 15:07:14

Marisa, obrigada pelo incentivo! Valeu!
Francisco, escreva uma bela matéria sobre seu projeto, com fotos do local e publicaremos no Blog. Quem sabe não aparece parceiros, não é?

14/10/2010 14:37:08

aceja_eunapolis, associação comunitaria educacional joana de angelis praça getulio vargas 160, bairro doutor gusmão eunapolis bahia fundada em 23/2/2001, organização sem fins lucrativos, ação: educação, meio ambiente combate as doenças contagiosas e a desigualdade social,temos projetos maravilhoso para ser trabalhado temos uma fazenda na região nordeste na cidade de Caldas de cipo bahia onde existe aguas térmicas e medicinais consideradas a melhor do mundo em cura de doenças da pele, figado e rins, se encontra abandonada, precisamos de parceiros e investimentos para o insentivo do turismo na região, trata de inovação que sugirar na região de caldas de cipó, representará uma importante fonte de renda para uma região rica com um povo pobre, não tem condições de buscar recursos para desenvolver a riqueza na região, precisamos construir uma pousada fazenda, fazer o reflorestamento da fazenda, aproveitar a beleza do rio itapicuru que passa no meio da cidade de caldas de cipó, revitalizar o rio, e seus afluentes, usar as plantas naturais da região, e outras, estudar os meios de diversão para incentivar a vinda do turista a caldas de cipó, a região é linda falta embelezar, temos como fazer, dependa de parceiros. Contato telefone 73)32614849/73)99982693, ou email.franciscojosdesantana@yahoo.com.br.

14/10/2010 14:09:05

Adorei a idéia e o post, como todos que são postados por vocês.
Já votei no Top Blog é claro!

Marisa Lima




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!