Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Você acredita que as plantas falam, têm uma linguagem, se comunicam?

Autor: Regina Motta - Data: 15/07/2021
RSS

Você acredita que as plantas falam, têm uma linguagem, se comunicam?
Estudos envolvendo a capacidade de comunicação das plantas e de suas reações, vêm sendo feitos por cientistas de todo o mundo. Como seres vivos que são, elas têm habilidades que contribuem para a sua sobrevivência e reprodução. Acredita-se que, através das plantas, poderemos compreender o meio ambiente.

Já falamos aqui sobre o esforço que elas fazem para garantir a reprodução em: Guerra dos sexos no mundo das plantas e Plantas também usam truques para garantir a reprodução



Elas têm uma vida secreta que os cientistas se dedicam a entender e decifrar. Sabemos que elas atraem os animais que são de seu interesse e usam artimanhas para repelir os indesejáveis: Como as plantas atraem dos animais e As plantas sabem se defender sozinhas.



As plantas falam e comunicam. Utilizando uma linguagem, ainda pouco conhecida, elas enviam mensagens a outras plantas e ao meio ambiente.
Pesquisas já comprovaram que As plantas podem aprender e recordar e, ainda, dentro desta vertente de pesquisas sobre a vida secreta das plantas, Orquestra de Londres faz concerto para plantas



Em Florença, Itália, um projeto europeu de investigação analisa a atividade elétrica das plantas:
"As plantas são capazes de sentir o campo gravitacional, os campos elétricos, magnéticos, os gradientes químicos, etc. Esta enorme quantidade de informação que as plantas percebem e transpõem está lá, à nossa disposição, temos apenas de ser capazes de encontrar uma maneira de decifrá-la e de torná-la inteligível", explica o cientista Stefano Mancuso.

O ponto de partida é a análise digital do comportamento de algumas plantas em circunstâncias específicas:
"Observando os sinais, gerados pelas plantas, somos capazes de chegar aos estímulos que os geraram. Depois de lermos os sinais, sem serem distorcidos mas, possivelmente, amplificando-os, eles são digitalizados. Um sinal que é analógico e que varia no tempo, é transformado em números", adianta Andrea Vitaletti, cientista da computação.

O desafio é encontrar a causa e, simultaneamente, escrever um conjunto de dados, criar um mapa de referência que nos permita saber como é que as plantas reagem num determinado ambiente:
"É, verdadeiramente, uma língua. Um parâmetro ambiental específico corresponde a uma mensagem elétrica particular. Se conseguirmos codificar teremos nas mãos uma "Pedra de Roseta" para as plantas, o que nos permite compreender o que elas sentem", diz Stefano Mancuso.
Uma plataforma digital e um poderoso algoritmo transformam cada árvore numa sentinela do meio ambiente:

"O objetivo final é reunir os dados de várias plantas e agregá-los para que, em seguida, sejamos capazes de processá-los.
A mesma árvore vai, ao mesmo tempo, fornecer-nos informações sobre mais do que um parâmetro ambiental. Se usássemos os sensores usados nas estações de monitorização, precisaríamos de um para cada parâmetro que estivéssemos a estudar e isso seria, certamente, muito dispendioso", conclui Mario Poli, cientista da computação.

Da monitorização do ozonio, em tempo real, à medição do grau de intoxicação química dos solos. Aprender a língua das plantas permite um controle global do meio ambiente, de uma forma nunca antes conseguida.

Fonte: http://pleased-fp7.eu
http://pt.euronews.com/2014/06/02/aprender-a-lingua-das-plantas-para-compreender-o-meio-ambiente/

Você gostará também:

Plantas que cantam para atrair polinizadores

Do sexo das plantas ao fruto

Plantas que atraem beija-flores para o jardim

Aparelhos verdes: energia gerada por plantas

A Vida Secreta das Plantas 2 - Floração

A Vida Secreta das Plantas 1 - Viajando

Jardins Terapêuticos, um agradável recurso de cura

Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais

Você sabe como surgiram as plantas?

O homem que freou o deserto: uma lição para o mundo


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!