Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Meio Ambiente: A Arca do Fim do Mundo

Autor: Regina Motta - Data: 27/04/2015
RSS

Svalbard International Seed Vault, Abóbada Internacional de Sementes Svalbard, conhecida como Arca do Fim do Mundo foi concebida para guardar todas as sementes, conhecidas pelo homem, existentes no mundo.
O objetivo é que seja um repositório de sementes para que o homem possa reiniciar a conquista da vida na Terra caso haja um desastre ecológico e ambiental que destrua tudo que existe.
Ela foi construída num pequeno lugarejo na Ilha de Spitsbergen, Arquipélago de Svalbard, Noruega, a cerca de 1000 km do Polo Norte.



A escolha foi feita por ser um lugar permanentemente gelado, facilitando a conservação.
A Arca deverá receber 100 milhões de sementes originadas de todo o mundo. Elas ficarão armazenadas nas profundidades de uma montanha ártica, embaladas em alumínio, rodeadas por um muro de 1m de largura, em um túnel de 125m de profundidade, o que garantirá a sua conservação, mesmo que todo o sistema de refrigeração falhar, já que ali há gelo permanente.



Concebida pela artista Dyveke Sanne, a entrada tem um estilo futurista, com espelhos metálicos que refletem o sol durante o dia e brilham à noite.
Os técnicos que recebem as sementes fazem a classificação, origem, idade e todo este material pode ser acessado pela web. As amostras armazenadas com alta tecnologia só ficarão disponíveis caso todas as fontes daquela planta tenham desaparecida do Planeta.



A conservação das sementes é um serviço gratuito e os países que as enviarem serão proprietários das mesmas. Todos poderão recorrer à cópias das mesmas, sempre que a espécie for extinta em sua região.
Já existem cerca de 1000 bancos de sementes pelo mundo, mas não têm a segurança e tecnologia desta Arca de Noé e correm riscos de destruição por desastres naturais.



A Noruega construiu esta estrutura para garantir que desastres naturais, nucleares e mudanças climáticas não consigam destruir esta reserva de vida vegetal. Ela representa uma estratégia crucial para preservar o futuro dos cultivos que nos alimentam.





Você gostará também:

Você sabe como surgirama as plantas?

O consumo do Planeta: Para onde vamos?

Árvores frutíferas e plantas úteis na vida amazônica - FAO

Brasil: qual o legado ambiental pra a próxima geração?

Meio Ambiente: A corrente pedagógica da descoberta

Eucalipto, cana de açúcar e a água

Dia da Árvore: Há motivos para comemorar?

Plantas brasileiras contra a mudança climática

Brasil: A pureza que ainda nos resta



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

19/04/2016 10:01:46

é assim que se faz com a Nossa Casa, Nosso Mundo!




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!