Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Curso Modular de Paisagismo Regenerativo

Autor: Escola de Paisagismo Perau do Encanto - Data: 18/02/2016
RSS

Curso de Paisagismo Ecológico com Toni Backes

*

"Tendo como instrumento práticas de paisagismo ecológico, trabalhamos para regenerar a paisagem como um todo, esteja ela impactada por fenômenos climáticos ou pelo urbanismo desenfreado" afirma Toni Backes, agrônomo, paisagista e professor. O Curso Anual da Escola de Paisagismo Perau do Encanto, coordenada por ele, está com inscrições abertas. Esta formação compreende nove encontros mensais que acontecem a partir de 11 de março até 27 novembro em Nova Petrópolis-RS, incluindo quatro oficinas pós-módulo e uma no Encontro Técnico de Paisagismo Regenerativo, o qual ocorre em setembro e também integra do curso.

Neste ano, na Sexta Edição do Encontro Técnico, o tema condutor será a urbanização vista sob o enfoque da paisagem rururbana. "Iremos discorrer sobre a interface urbano-rural criada a partir da expansão das cidades, buscando harmonizar esse contraste." Uma solução possível a este impasse encontra-se visão da escola, revelada por Toni: "aqui no Perau, educamos nossos olhares para enxergar o que a natureza tem a nos ensinar e, a partir desta observação e das características peculiares de cada local, propomos um paisagismo regenerativo".

De autoria de Toni, o livro "Paisagismo para Celebrar a Vida", com 168 páginas coloridas, é um presente recebido no ato da matrícula desde 2013. Neste ano juntaram-se a ele o guia "Horta e Jardim" e o caderno do curso com o conteúdo de todos os encontros.
*


Confira abaixo uma síntese sobre os módulos do curso. Informações completas sobre descontos na matrícula, pagamentos em parcelas menores e preços especiais para grupos podem ser obtidas no telefone (54) 3281 3619 e no e-mail peraudoencanto@redesul.com.br.
*

MÓDULO A

Princípios do Paisagismo Ecológico

Das 16h do dia 11 de março às 18h de 22 de março

No primeiro módulo do curso, que acontece dias 11 e 12 de março, são aprofundados os princípios do Paisagismo Ecológico ou Regenerativo. A abordagem principal do módulo é a Fitogeografia, estudo das características e distribuição geral da vegetação no planeta, com destaque especial à Região Sul do Brasil. Além de estudar o ambiente natural, aprende-se como introduzir e disseminar as espécies nativas no paisagismo.

"Para ter uma boa atuação, um profissional da área de paisagismo primeiro precisa conhecer a paisagem local e entender como ela está inserida em um contexto maior. Isto inclui conhecimentos sobre geologia, vegetação, clima, geomorfologia, água, enfim, tudo o que é fundamental para elaborar um programa de necessidades da natureza", afirma Toni que contrapõe o paradigma ensinado nas aulas de arquitetura onde é contemplado apenas 'o programa de necessidades do cliente´.
Como atividade prática, será realizada uma saída de campo a um dos morros mais altos da Região, onde se avista uma ampla paisagem de Nova Petrópolis, de Caxias do Sul, incluindo o Polo Petroquímico de Triunfo, inserido na Depressão Periférica Gaúcha. "Outro ponto a ser visitado, se o tempo permitir, é o bosque da araucária milenar, sobrevivente à colonização, que chamamos de Pinheiro Grosso".

Ministram o primeiro módulo os dois irmãos, ambos paisagistas, Toni Backes e Paulo Backes. Toni Backes - Engenheiro Agrônomo, Mestre em Floricultura, com mais de 20 anos de experiência em paisagismo ecológico, fundador da Escola de Paisagismo Perau do Encanto e do curso Técnico em Paisagismo na Escola Bom Pastor. Palestrante, escritor e professor especialista em telhados vivos.
Paulo Backes - Agrônomo, paisagista, formado em Agronomia, mestre em Botânica pela UFRGS. Fotógrafo Ambiental, cria e participa de projetos editoriais como Atlas Ambiental de Porto Alegre, Árvores do Sul, Mata Atlântica, entre outros.

*

*

*


MÓDULO B

O poder das plantas - botânica aplicada aos jardins

Das 16h do dia 29 de abril às 18h de 30 de abril

No segundo módulo, que acontece em 29 e 30 de abril, o objetivo principal: "é descomplicar a Botânica através de preciosas dicas técnicas sobre morfologia e taxonomia. Ter um entendimento amplo do universo botânico para poder escolher e utilizar as plantas mais adequadas a cada local destinado ao paisagismo", destaca Toni.
O paisagista salienta a importância de entender o poder das plantas. "Elas moldaram o planeta, os animais e raça humana a partir de suas características e também dos nutrientes retirados do ambiente que foram disponibilizados a várias espécies no decorrer da evolução da vida em Gaia."
Como atividade prática, neste módulo será feita uma visita ao 'jardim botânico´ da Escola Perau do Encanto que conta com uma imensa coleção de nativas e exóticas, estimada entre mil e quinhentas a duas mil espécies. Outro local a ser visto pelos participantes é a Floricultura Úrsula, em Nova Petrópolis, considerada a maior biodiversa da América Latina.

Ministra este módulo Sonja Boechat, uma profissional especial. Nas palavras de Toni: "uma doutora em Botânica que realmente entende de paisagismo. Ela foi minha professora na Agronomia da UFRGS e também minha aluna aqui na Escola Perau do Encanto".
Sonja de Castro Boechat - Instrutora no SENAR-RS em cursos relacionados a plantas ornamentais. Ministrou Cursos de Extensão na UNISINOS, UNIFRA e FEEVALE.
*

*




MÓDULO PPO

Produção Orgânica de Plantas Ornamentais

Das 16h do dia 13 de maio às 18h de 14 de maio

Este módulo, que atende a pedidos de participantes anteriores, dá atenção especial a quem está em processo ou vai iniciar o cultivo de plantas ornamentais. "As técnicas apresentadas nesta etapa do curso são de aplicação simples e propiciam condições básicas para iniciar ou melhorar a produção plantas de variados portes usadas em jardins, incluindo desde o manejo de árvores até o de vasos com plantas pequenas", explica Toni ressaltando que aqui estão excluídas as flores de corte.Multiplicação por sementes, estaquia e divisão de touceiras, bem como preparo de substratos básicos sem aditivos químicos estão entre os conteúdos teóricos e práticos a serem trabalhados. Técnicas de produção de plantas comerciais em condições especiais de cultivo, que dependam de estufas sofisticadas e uso de adubos químicos e agrotóxicos, não serão abordadas, pois fogem da proposta de Paisagismo Regenerativo.

Além de Toni Backes, este módulo conta com o paisagista Marcelus Oliveira - Alia os conhecimentos adquiridos nos cursos de Engenharia Civil, Técnico em Paisagismo e Permacultura como instrumentos na implantação de um novo design sustentável. Acredita no paisagismo como inspiração e poderosa ferramenta de reconexão do homem com a natureza. Especialista em Telhados Vivos e educador, busca através do conhecimento, o auxilio na transformação do olhar e do desenvolvimento humano.



MÓDULO C

Manejo Orgânico de Solos e Água em Jardins

Das 16h do dia 24 de junho às 18h de 25 de junho

Segundo Toni Backes: "este é o módulo mais agronômico, onde aprendemos a reconhecer o que é um perfil de solo e quais as suas características". O paisagista ressalta que esta abordagem supre uma deficiência dos cursos de graduação que geralmente deixam ensinar a matéria com a merecida profundidade para profissionais que irão trabalhar vegetação. O verde e a vida no planeta são moldadas pela geologia do solo que resulta da rocha decomposta conforme as condições do clima local. "Cultivando o solo teremos plantas lindas e saudáveis" enfatiza Toni. Além dos tipos de solo, neste módulo será estudada a adubação, a compostagem, a utilização da água no jardim e nos vasos. "Ela é fundamental, pois o solo só tem vida se tiver água."Como atividade prática, neste módulo será feito o manuseio de matéria orgânica e de vários tipos de solos desde o arenoso e até o argiloso. Outro item que aqui recebe destaque é a prática da compostagem, destacando seus modelos com minhocas e sem minhocas.
O ministrante, Gustavo Uriartt, é professor do Perau desde 1999. Mestre em Qualidade Ambiental (FEEVALE), Engenheiro Agrônomo (PUC-RS).


MÓDULO D

Plantio e manutenção de jardins ecológicos

Das 16h do dia 22 de julho sexta às 18h de 23 de julho

Inclui uma oficina extra no domingo dia 24 das 8 às 12h

No módulo D, nos dias 22 e 23 de julho, os participantes colocam a mão na jardinagem. A proposta segue os critérios da agricultura ecológica e regenerativa, que dispensa o uso de adubos químicos e de agrotóxicos, propagados pela Revolução Verde.Tanto na parte teórica quanto na parte prática serão abordadas as técnicas fundamentais para gerenciar um jardim saudável, entre elas o preparo do terreno, o plantio, que inclui o espaçamento, a seleção de mudas e outros. Também fazem parte do currículo o trabalho de manutenção com ênfase em irrigação, em podas e no manejo de pragas e de doenças. A atividade prática é a jardinagem, realizada tanto em vasos quanto no chão do jardim da Escola Perau do Encanto.

Dobradinha com Toni Backes e Paulo Backes.



MÓDULO E

Bioclimatismo - clima em jardins, telhados e paredes verdes

Das 16h do dia 26 de agosto às 18h de 27 de agosto

Inclui uma oficina extra no domingo dia 28 das 8 às 12h

Neste módulo, que acontece em 26 e 27 de agosto, aprende-se a manejar a vegetação no paisagismo para amenizar temperaturas extremas cada vez mais corriqueiras em época de mudanças climáticas. "Este é um grande diferencial da escola, falar sobre bioclimatismo" revela Toni.
Entre os conteúdos propostos estão definições e aplicações de bioclimatismo, noções de umidade e insolação, atuação de ventos e quebra-ventos, fundamentos de telhados vivos e paredes vivas, métodos e aplicações deste conhecimento.O grande destaque da parte prática é propiciar ao participante o aprendizado de como fazer um telhado vivo de maneira simples e eficiente, que será enfatizado na oficina extra do domingo.

Além de Toni Backes, este módulo conta com o paisagista Marcelus Oliveira.



ENCONTRO TÉCNICO PAISAGISMO REGENERATIVO - 6ª Edição do Encontro Técnico de Paisagismo Regenerativo.

De 16 até 18 de setembro.

Em sua sexta edição, o Encontro Técnico Paisagismo Regenerativo tem como tema o Urbanismo e está entre os maiores eventos de Paisagismo do Brasil. Ele acontece no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, RS, de 16 a 18 de setembro, integra as atividades do Festival da Primavera e é uma parceria de Toni Backes com a Prefeitura Municipal.

"Aqui reunimos grandes nomes do Paisagismo Nacional e do Internacional para partilharem seus conhecimentos com o público presente, a cada ano debatendo e dando enfoque a uma temática diferente que envolva Paisagismo Regenerativo", afirma Toni. Desde 2011 diversos destaques já marcaram presença em Nova Petrópolis: Raul Cânovas, Allan Lopes, Gustaaf Winters, Peter Webb, Fabian Laszlo, Roberto Mulieri, José Tabacow, Eduardo Gonçalves, Valdely Kinupp, Clara Brandão, Regina Rodrigues, Claudia Petry, Carlos Solano, Harri Lorenzi, Roberto Araújo, Ká Ribas, Daniel Namkhay, Alice Iwamoto, Paula Leite e Gica Mesiara.
"Esta é uma parte do elenco de mestres que já abrilhantou nosso encontro" ressalta Toni Backes que ainda está escalando as estrelas para 2016.
As atividades iniciam na sexta-feira à tarde, avançam no sábado o dia todo e findam no domingo, com as oficinas práticas que demandam uma inscrição extra, para os interessados em determinados temas oferecidos no evento. A inscrição no curso modular custeia a participação em uma oficina. (Maiores informações serão divulgadas em breve).



MÓDULO F

Paisagismo vibracional - geobiologia, radiestesia e fung shui

Das 16h do dia 28 de outubro às 18h de 29 de outubro

Inclui uma oficina extra no domingo dia 28 das 8 às 12h

Nos dias 28 e 29 de outubro, a Escola Perau do Encanto recebe Valcir Carpenedo para mostrar como o jardim funciona, o seu papel de cura, e o que pode tornar o ambiente mais agradável. O professor fundamenta seus ensinamentos em estudos de padrões da natureza que incluem forma e energia. "Nesta aula entendemos como o universo se comporta e, assim, como as suas leis podem ser aplicadas no jardim", conta Toni.Entre as abordagens teóricas estão conhecimentos e técnicas de Feng Shui, de Permacultura, de Radiestesia e de Geobiologia que permitem elaborar e criar os jardins vibracionais. Além da teoria, serão feitas práticas de sensibilização para entender as energias sutis emanadas pela natureza. Na oficina extra dada no domingo estão incluídas práticas geobiológicas para descobrir veios dágua, linhas telúricas, locais com baixa e alta freqüência energética.

O ministrante Valcir Carpenedo é um assíduo colaborador do Perau do Encanto.Mestre em Ciência do Solo UFRGS (1985) e Doutor em Ciência do Solo UFRGS (1994). Atualmente é professor da Escola Estadual Técnica em Agricultura (ETA) e gerente do Viveiro Phyton. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.
Ao se interessar pela geobiologia, une seu conhecimento da formação rochosa do Planeta com as frequências telúricas e relaciona com a saúde da terra e das pessoas. Na paisagem, descobre veios de água subterrâneos e redes eletromagnéticas da Terra com o uso das cartas geológicas, pêndulo e varetas.


MÓDULO G

Projetando jardins ecológicos

Das 16h do dia 25 de novembro às 18h de 26 de novembro

Inclui uma oficina extra no domingo dia 27 das 8 às 12h

Na crise vivida pelo país devido à escassez de água, um paisagismo bem projetado pode trazer algumas soluções como bacias de retenção das chuvas, filtragem e reutilização de água. "A água faz parte do paisagismo e é muito importante ter claro as possibilidades de gerenciá-la" explica Gabriela Pizzetti, Arquiteta e Urbanista e professora do módulo que projeta jardins ecológicos.
Neste último módulo do curso, em 25 e 26 de novembro "vem o momento em que se pode responder quais as plantas colocadas na varanda podem trazer mais umidade e frescor para sua sala, funcionando como um ar condicionado natural" revela Toni. "Ele é uma sistematização final de tudo o que se aprendeu nos meses anteriores." Entre os destaques deste módulo estão técnicas fundamentais para se entender a paisagem local e se ter um jardim saudável. O aprofundamento
sobre o programa de necessidades da natureza e do cliente.
Conhecimentos sobre o zoneamento ambiental e suas funções. As técnicas de implantação de paisagismo e os tipos de materiais adequados. Como prática, neste módulo serão partilhadas vivências pessoais neste tema e os desenhos de projetos elaborados pelos participantes.Na oficina de domingo será enfatizado o zoneamento ambiental e desenvolvido o planejamento e a elaboração de projeto paisagístico individual, no qual o participante traz informações referentes a uma área onde queira desenvolver esse trabalho.
Em novembro, juntamente com Toni ministra o curso a arquiteta Gabriela Pizzetti e o arquiteto Achylles Costa Neto. Gabriela trabalha na Consultoria Toni Backes. Arquiteta e Urbanista (UNISINOS) Paisagista. Sócia e coordenadora da Escola Perau do Encanto. Achylles bacharel em Arquitetura e Urbanismo (1986) e mestre no Programa de Pós Graduação em Arquitetura - PROPAR pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professor na UNISINOS, com experiência na área de Arquitetura e Design, atuando principalmente na área de Expressão Gráfica. Unindo sua experiência como arquiteto, professor de expressão gráfica e mestre, quando estudou a obra da arquiteta Lina Bo Bardi,fortaleceu a sensibilidade de uma representação mais expressiva nos desenhos de jardins. Sente que, para expressarmos graficamente nossa paisagem interna, precisamos observar o que na sua natureza o jardim aciona em nós. O ambiente externo está sempre estimulando esta inspiração no ato de desenhar, percepção para criar e materializar nossas intenções.

Serviço

Curso Modular de Paisagismo Regenerativo

Professores: Toni Backes, Paulo Backes, Sonja Boechat, Gustavo Uriartt, Marcelus Oliveira, Valcir Carpenedo, Gabriela Pizzetti e Achylles Costa Neto.

Início: 11 e 12 de março

Horário: 16 h de sexta-feira às 18h de sábado

Local: Escola Perau do Encanto. Rua Encantado, 320. Nova Petrópolis - RS

Coordenação: Toni Backes e equipe.

Investimento:

Matrícula: R$ 400,00 inclui o livro "Paisagismo para Celebrar a Vida", "Caderno do curso" e "Guia Horta e Jardim"

Total dos nove módulos: R$ 3.600,00 parcelado em 9 vezes de R$ 400,00 - consulte descontos para pagamento à vista e em parcelas menores.

Custo por módulo individual: R$ 400,00

Inscrições: on line http://www.paisagismoregenerativo.com.br/

Informações: (54) 3281 3619 e peraudoencanto@redesul.com.br

Acompanhe as novidades em http://www.paisagismoregenerativo.com.br/

Matéria por Cláudia Dreier


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!