Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: Fontes, lagos e cia...

Autor: Clarice Kroeff Bergesch - Data: 20/07/2012
RSS

Além de valorizarem o espaço em seu aspecto paisagístico, simbolizam a fartura e o equilíbrio de acordo com a sabedoria oriental. Nada melhor que um barulhinho de água para relaxar depois de um dia estressante...
Existem muitas maneiras de executar um lago, tudo dependerá do estilo, tamanho e material empregado. Podemos dizer que os formais, que têm formas definidas: quadrados, retângulos; quase sempre são construídos em alvenaria. Já os informais chamados orgânicos, podem ser construídos de maneira mais simples e rápida.



Em regra geral devemos observar alguns pontos antes da execução.

O Local é muito importante na concepção do lago:
. Escolher um local com incidência de luz solar. Isso estimulará o crescimento das plantas aquáticas que por sua vez se encarregam de filtrar e oxigenar.
. Árvores caducas perto do lago: mais manutenção e possíveis entupimentos nos mecanismos de filtragem.
. Se o lago for feito de manta, cuidar com solos pedregosos, ideal solo firme.
. Árvores e arbustos de raízes agressivas, fugir deles.
. Cuidado com calhas de telhados com caimento que possam atingir o lago, mais matéria orgânica, mais algas, mais manutenção.
. Tenha por perto eletricidade e uma fonte de água.

O que importa é ter um barulhinho de água...

Forma e tamanho:
. A não ser que sejas um expert no quesito de mistura-de-estilos-e de-como-fazer-para-não-cair-no-não-combinou, o melhor mesmo é ver o estilo da construção da residência. Estilo formal com formal, Estilo informal com orgânico, e assim por diante.
. Outro ponto importante é se abrigará peixes. O tamanho e proporções do lago deverão acomodar com sucesso plantas x peixes x água, isso para assegurar que a água se mantenha límpida e arejada. Por esse motivo recomenda-se uma área mínima de 3,5m².
. A profundidade também está associada a plantas e peixes. Alguns nenúfares, precisam de aproximadamente 91,5cm ou mais para sua cultura. Em geral, quanto maior for à área do tanque, mais profundo deve ser em algumas áreas, mas será pouco provável que seja necessário escavar mais que 76cm.


Bombas, Filtros, Acessórios, Decoração e Tratamento:

. A escolha da bomba, dependerá não só do tamanho do lago mas do que se deseja dele; movimento, cascata, esguichos, isso deverá ser previsto.
. Filtros biológicos, filtros UV, também dependerá do tamanho e do uso do lago, se tiver peixes com certeza devemos usá-los.
. Compressores de ar poderão ser usados dependendo do tamanho do lago.
. Acessórios e Decoração vai ao gosto do cliente, é possível ter um aspirador de fundo, pedras decorativas com leds, bicos e até fontes luminosas.
. Lagos com peixes exigem vigilância sempre, a qualidade da água vai depender de vários fatores. Para desequilíbrios existem tratamentos, aceleradores biológicos, clareadores, eliminadores de amônia, condicionadores e vários outros.

Materiais de construção:

Lago pode ser construído de alvenaria, com mantas ou tanques prontos fabricados em polietileno ou fibra.



Alvenaria quase sempre, usada em lagos de estilos formais, por serem de formas geométricas podendo ter acabamento cerâmico. Método mais trabalhoso e demorado e pode interferir no ph da água.



Mantas EPDM, método mais utilizado, atóxico, não interfere na estabilidade da água, além de ser fácil, rápido e barato. Com variadas larguras garante um trabalho sem emendas. A preparação do solo é primordial. Compactar a área com areia fina evitando assim algumas raízes e pedras que possam vir a furar a manta, eu costumo além da areia colocar manta bidim por baixo e por cima da lona, para depois começar a decorar.


Tanques prontos fabricados em polietileno ou fibra facilitam a montagem de pequeno lagos, mas com algumas limitações. Ideais para adeptos do faça-você-mesmo.



Vegetação:

Outro fator importante é a vegetação, além de embelezar contribuem para a saúde do lago, oxigenam e filtram a água. Sejam elas flutuantes - Aguapés, alface-dágua - submersas - cabomba,elódea - semi submersas - ninféias- , palustres e marginais - cavalinha, papiro, copo-de-leite, taboa - serão sempre essenciais a um lago.



Outro quesito fundamental é conhecer o ciclo do nitrogênio, processo biológico extremamente importante pois dele dependerá a qualidade da água e a saúde dos peixes. E nunca esquecer que o lago do jardim é um sistema vivo, portanto, precisará sempre de manutenção.
Na dúvida de como fazer seu lago, contrate um bom profissional, depois é só relaxar!!!



Clarice Kroeff Bergesch
Técnica em Paisagismo e Gestão Ambiental, atuante na área há mais de 10 anos. Proprietária da empresa Jardim com Arte - Criando Paisagens. Supervisiona pessoalmente todos os projetos, grandes ou pequenos, trabalhando sempre com sua equipe especializada.
Clarice Kröeff Bergesch
Téc. Paisagista
Téc. Gestão ambiental
CREA: 086382-4
55-(48)-32066941
55-(48)-99127756
www.jardimcomarte.com.br/blog
www.facebook.com/JardimcomArte
www.jardimcomarte.com.br
Você encontra fornecedores destas plantas aqui no site. Basta pesquisar por plantas, clicar nas fotos e ver as informações e fornecedores para os quais pode enviar uma mensagem através do site
Este artigo foi criado atendendo à sugestão de leitores do Blog
Você vai gostar também de:
Paisagismo e bambu: dupla perfeita
Jardins sobre rodas?
Um bom projeto de paisagismo faz a diferença
Paisagismo e qualidade de vida
Paisagismo: A criatividade onde está?


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

02/08/2012 20:09:06

Parabéns, lindas imagens.... Eu, particularmente, gosto mais da rusticidade, quanto mais natural, melhor!!!

02/08/2012 16:16:58

É uma idéia interessante a combinação fonte de água e paisagismo, principalmente se água for corrente criando um pequeno ecossistema, integrando harmonia e beleza.

02/08/2012 13:29:36

Floricultura Caliandra Sul,

Existe sim, vários cursos sobre o assunto, mas são esporádicos.
Na região sul, mais precisamente Nova Petrópolis RS, existe o Perau do Encanto com administração de Toni Backes, excelente curso. A Flor de Jardim aqui em Florianópolis SC apartir de 2013 estará também ministrando cursos de jardinagem e paisagismo, o que incluirá lagos e Cia. Espero ter ajudado!!

02/08/2012 13:19:30

Olá Flora Lee,

Agradeço teu comentário!!
Estou a disposição para dúvidas e informação sobre o assunto.

Att
Clarice

02/08/2012 07:43:55

Gostei muito, bem interessante. Gostaria de saber se existe cursos para se aprender a fazer lagos? aguardo

26/07/2012 23:17:12

Gostei muito de suas ideias de jardim ,gostaria de receber mais informaçõessobre o assunto.
Att.; Flora Lee




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!