Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Os mananciais pênseis da Mata Atlântica

Autor: Rômulo Cavalcanti Braga - Data: 14/11/2012
RSS

Abelhas, mosquitos, besouros, libélulas, aranhas, louva-deuses, pererecas, beija-flores, morcegos, macacos e até mamíferos de médio porte estão associados às Bromélias. Originária das Américas, as Bromélias relacionam-se com mais de trezentos e cinquenta animais.



Além de terem a sua presença marcante na Mata Atlântica, possuem uma grande variedade de espécies. A pureza da água que corre nas encostas de uma floresta deve-se, em grande parte, às Bromélias que nela habitam. Estas plantas em sua maioria são epífitas e hospedam-se em galhos e troncos de árvores das matas e ali se desenvolvem. As Bromélias têm grande importância na manutenção da biodiversidade da fauna na Mata Atlântica, já que a disposição de suas folhas em roseta forma um reservatório onde se acumulam água e matéria orgânica, criando micro habitats para muitos organismos.



As Bromélias também são fonte de água para anfíbios e répteis, aves e até mesmo mamíferos, como Sagüis, Micos, Macacos, Cachorros-do-Mato e Quatis. Para os Bugios e os Muriquis, a água das Bromélias chega a ser a diferença entre a vida e a morte, sobretudo durante a estação seca.



Nestes reservatórios o excedente do líquido acumulado escorre morosamente, pela planta hospedeira e é absorvido pelo solo, no qual se acumula e vai dar origem a pequenas nascentes e córregos com água de baixa turbidez e boa qualidade de consumo. Se desmatarem ou queimarem a floresta atlântica os rios se acabam, escreve o biólogo Jorge Freitas, coordenador do Projeto Larus, da Universidade Federal de Santa Catarina - preocupado com a preservação do patrimônio natural da ilha de Santa Catarina, conta que a população de Bromélias na Mata Atlântica é tão grande que a água retida dentro delas forma uma verdadeira lagoa suspensa no meio da floresta. Sempre tem água numa floresta atlântica, diz o biólogo.



Mesmo durante os períodos sem chuva a água acumulada dentro das Bromélias garante a vida dos rios. O solo, formado por várias camadas de folhas, funciona como uma esponja que absorve a água das Bromélias que gota a gota, flui lentamente para as regiões mais pedregosas. A Bromélia desempenha um papel fundamental de equilibrador hídrico na Mata Atlântica, mantendo sempre a água corrente.



Já o Desembargador Elton Martinez Carvalho Leme, que em suas horas de lazer se aventura pelas entranhas da Mata Atlântica e faz inúmeras descobertas de novas espécimes, escreve: Um crime que se torna mais grave à medida que se sabe que insetos, pássaros e pequenos mamíferos roedores têm suas vidas estreitamente ligadas às Bromélias. Devastá-las significa ameaçar também a existência de beija-flores e pequenos roedores. Por suas vastas relações na cadeia alimentar, as Bromélias funcionam como um verdadeiro termômetro da saúde de um ecossistema. Uma mata tropical sem Bromélias é uma mata doente.

contato: romulocbraga@uol.com.br

Você vai gostar também de:

Plantas ornamentais: Cactos, lindas flores e muitos espinhos
As bromélias e a dengue
Mata Atlântica - Reserva da Biosfera
Paisagismo e reflorestamento com plantas nativas: as mudas, onde estão?
Paisagismo no Brasil: plantas de todos os biomas
biomas Brasileiros e Paisagismo
Plantas do cerrado nos jardins de Burle Marx
Aposentadoria verde: Plantar árvores é um bom negócio



Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

22/11/2012 15:20:28

Agradeço aos amigos os elogios. Não esperava que poucas palavras tivessem tal eloquência. De qualquer forma a mensagem está dada. Lamentavelmente o Governo não está atinando para o alerta da natureza e vem cedendo cada vez mais aos interesses de grandes grupos estrangeiros que buscam montar mega resorts nos mangues e restingas.

21/11/2012 20:24:40

excelente eu ignorava este eco sistema milagroso,entretanto infelizmente a depredação é inevitável,existe muito interesse envolvido nesta devastação a madeira e pratricamente ouro

21/11/2012 20:23:12

excelente eu ignorava este eco sistema milagroso,entretanto infelizmente a depredação é inevitável,existe muito interesse envolvido nesta devastação a madeira e pratricamente ouro

21/11/2012 00:48:35

muy buena...gracias!!!-saludos a todos

20/11/2012 14:05:32

muito bom artigo Rômulo, abs. Buganvylya Paisagismo




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!