Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Projeto de paisagismo: Noção e bom senso

Autor: Ana Toledo - Data: 08/12/2012
RSS

OPINIÃO PESSOAL DE UMA PROFISSIONAL PAISAGISTA

A criação e execução de um jardim, seja por profissional iniciante, ou mesmo por um amador, exige alguma noção de jardinagem e bom senso. Um jardim sempre traz a expectativa de um curtir o espaço que sendo trabalhado. E, independente do gosto,que é muito pessoal, há que se buscar um equilíbrio na conjunção dos elementos que vão fazer parte dele, enfim, na sua criação.

Algumas dicas:

  • Escolha plantas compatíveis com o clima onde o jardim será implantado. Por exemplo, Tulipas holandesas, que são plantas de clima temperado, certamente não vão vingar nos trópicos. Algumas espécies, até se adaptarão, mas nunca atingirão sua plenitude.



  • Atente para como será o desenvolvimento das plantas. Quanto às raízes, que crescem para os lados e para baixo, determine um tamanho de cova ou vaso próprio para a espécie escolhida, e quanto à altura, especialmente, cuidado para não colocar, por exemplo, uma linda Palmeira sob uma marquise. Depois de algum tempo, se plantada nesta condição, sua Palmeira vai estar deformada e corcunda, tentando buscar espaço para crescer.



  • Controle a ansiedade em ver seu jardim pronto de imediato. Um jardim demanda um tempo para amadurecer. O plantio de muitas mudas para dar o efeito de pronto, vai provocar uma concorrência e o subdesenvolvimento da maior parte das plantas, pois elas
    necessitam de espaço e alimentação para crescer. Muita gente comendo no mesmo prato, não dará bons resultados, a médio e longo prazo.



  • Combine espécies que se harmonizem. Isto contribui para um bom resultado estético.
    Uma Roseira jamais se sentirá confortável morando ao lado de um Cactus. Observar a natureza é sempre um bom exercício. Também pesquise na internet, em livros e revistas , pois este é um bom caminho para se ter êxito.

  • Lembre que o jardim é para ser contemplado e usado. Portanto, a escolha dos acessórios é importante para o resultado que se pretende na construção do espaço.



  • i.Caminhos tem uma função e são para serem utilizados e não são, simplesmente, um enfeite para o jardim. A escolha de materiais deve levar em conta a segurança e praticidade, além da beleza.



    A unidade de materiais trará bons resultados e dará a impressão de um jardim maior e mais organizado. Entretanto, um trecho com bolachas de eucalipto, outro de pedriscos, outro de placas de granito, etc., seguramente não vai contribuir para o embelezamento.



    ii. Pedras são lindas e se encaixam muito bem em quase todos os estilos e tamanhos de jardim. A escolha e colocação, porém, deve ser cuidadosa para não deixar o jardim com aspecto rígido. Quanto mais se imitar a natureza na colocação, melhores serão os resultados. Se passearmos num bosque, jamais vamos encontrar uma rodinha de pedras cercando um arbusto.



    iii. Adornos podem dar um colorido e um toque especial. Eu, particularmente não gosto de anõezinhos e plaquinhas do tipo Aqui vive uma família feliz, mas há quem goste. Prefiro uma obra de arte (mesmo que seja uma réplica), um tronco escultural ou um lindo banco, mas há quem goste. Tenha o cuidado de não
    transformar seu jardim em uma vitrine de Garden Center.

    Enfim, estude sua necessidade, seu espaço, pense, observe, pesquise, pergunte e ...

    MÃOS À OBRA !!!
    Contato: anatoledopaisagismo@gmail.com
    Ana Toledo Paisagismo Facebook
    Ana Toledo Paisagismo

    Você vai gostar também de:
    Paisagismo: pergolados, caramanchão e afins
    Caminhos, sua importância em paisagismo
    Paisagismo: a beleza exótica das suculentas
    Paisagismo e jardinagem: a luz e as plantas
    Paisagismo: Beleza e praticidade do jardim vertical
    Pequenos espaços, grandes jardins
    Árvores: Essenciais e espetaculares em Paisagismo


    Compartilhar:




    Login Requerido

    Fazer Login para comentar

      

    Comentários

    11/12/2012 18:59:12

    Obrigada Cristina de Oliveira;

    11/12/2012 18:03:43

    Obrigada Cristina de Oliveira;

    11/12/2012 13:49:28

    Parabéns pela matéria
    Acompanho sempre vosso trabalho




    Cadastre-se Grátis
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
    X

    Receber alertas das publicações do site


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!