Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Substratos: essenciais para o cultivo de plantas

Autor: carlos barbosa de oliveira - Data: 05/03/2013
RSS

Os substratos para plantas ornamentais são misturas à base de turfa e outros materiais nos quais as raízes das plantas irão se desenvolver.
Tais substratos devem apresentar as seguintes características: possuir alta capacidade de armazenamento de água, ser poroso com o intuito de facilitar a aeração, deve ser estável ao longo do tempo, ter alta capacidade de absorção, deve estar livre de patógenos, pragas, sementes de plantas infestantes e substâncias nocivas ao desenvolvimento das plantas.



Substrato casca de arroz, fibra de madeira

Schmitt, (2001), trabalhando com propriedades químicas e física de substratos verificou que, substrato de base mineral (argissolo e areia) apresentou valores de ph próximos a 5,8. Dentro dos substratos orgânicos (cascas de arroz carbonizado, resíduo decomposto de casca de pelos ou eucalipto), PH estava entre 6,1 e 6,3 dentro da faixa ideal para cultivo.
O teor de sais dos substratos analisados apresentava variações, porém eram aceitáveis para uso. O argissolo, a areia e a casca de arroz apresentaram valores de CTC menores de 12cmolc/dm3, já o resíduo decomposto de casca de arroz carbonizada e de Pinus e a turfa possuíam CTC apropriada para utilização como substrato para plantas em vaso.
A matéria orgânica no resíduo decomposto de casca de Pinus e na turfa é alta em relação aos demais. Quanto à densidade, esta foi aumentada quando se misturou argissolo e areia. Desta forma se faz necessária a mistura dos substratos de modo que um supra a deficiência do outro, formando um segundo substrato com características desejáveis.
Estudando o efeito de diferentes substratos tais como: vermiculita, casca de arroz carbonizada, e casca de pinheiro, no enraizamento de estacas,
verificaram que as misturas de vermiculita e casca de arroz foram as que apresentaram os melhores desempenhos.

Já as misturas vermiculita + turfa (1:1) e vermiculita + casca de pinheiro (1:1) tiveram os piores desempenho.
Barbosa analisou o acúmulo de nutrientes em plantas de crisântemo
Dendranthema grandiflorum

sob cultivo hidropônico em argila expandida. Os resultados mostraram a quantidade de nutrientes nas folhas de crisântemo (Dendranthema grandiflorum).
Testou diferentes substratos para o desenvolvimento de mudas de bromélias imperiais
Alcantarea imperialis

sendo utilizada casca de arroz carbonizada, com casca de pinus.
Os melhores resultados ficaram com a mistura de casca de arroz carbonizada e solo na proporção de 1:1. Já os piores resultados ficaram com as misturas que continham grande quantidade de solo ou de húmus. E demonstraram a possibilidade de uso do composto e do vermi-composto de lixo urbano como substrato na produção de mudas vegetais.
O trabalho foi realizado misturando crescentes quantidades de lixo urbano compostado e solo para a produção de mudas de Licania tomentosa.
A análise destas misturas mostra que a fertilidade do substrato gerado é crescente com o aumento da concentração do lixo compostado.
As plantas apresentaram tão melhor desenvolvimento quanto maior era a proporção de composto, até que atingisse 100% de lixo compostado como substrato, o que demonstra a ausência de fitotoxidade desta material.
Para que a planta possa demonstrar um bom desenvolvimento não é necessário somente um substrato de qualidade, mas sim a sanidade do ambiente que a planta se encontra, bem como do próprio substrato.
(Por isso foram desenvolvidos vários métodos de eliminação dos microrganismos fitopatogênicos dos substratos, na casca de pinus. com decantação do pinus por um período.

Aqui você encontra fornecedor:
-Substrato-casca-de-arroz-carbonizado

contato: oliveira.paisagismo@hotmail.com
FLORA OLIVEIRA COM DE PLANTAS E PAISAGISMO LTDA

Você gostará também de:
Cuidando do Jardim - a terra
Plantas - quem ama, cuida
As plantas também sabem se defender sozinhas!
Como as plantas atraem os animais
Formigas, nem sempre inimigas do jardim
Plantas ficam diabéticas e obesas
As plantas também dormem
Solos e flores: aprenda e escolha as plantas certas
Relação entre as plantas e a fauna




Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

06/03/2013 19:56:04

Muito obrigado belas informações




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!