Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas: Dicas para comprar e vender pela internet

Autor: Rômulo Cavalcanti Braga - Data: 15/09/2014
RSS

Fazer compras via Internet é algo comum hoje em dia. Tão comum que dá encomendar plantas em outros estados. Porém o procedimento requer alguns cuidados - tanto por parte de quem compra, como por parte de quem vende - para garantir que os exemplares cheguem saudáveis ao destino.
A ordem para quem compra é optar pelo frete mais rápido, pois quando se trata de seres vivos, quanto mais rapidamente chegar ao destino, menos haverá risco de perdas e prejuízos.

FRETES

Há três tipos de frete a saber: Aéreo, Sedex e PAC. O envio aéreo deve ser utilizado para grandes volumes de plantas, pois é um pouco mais trabalhoso para quem despacha, pois as Companhias Aéreas exigem os dados completos do destinatário (números do rg, cpf, telefones, endereço e Nota Fiscal Eletrônica), e só pode ser feito no Balcão de Atendimento do Terminal de Cargas dos Aeroportos.
O Sedex é o meio mais utilizado para pequenos e médios volumes. Já o PAC/, também feito pelos Correios, é a modalidade mais barata, mas não recomendada, pois o transporte é feito através de caminhões, que durante o trajeto, vão parando em todos municípios para carga e descarga de encomendas e só trabalham de segunda a sexta, ficando as encomendas retidas em Terminais de Cargas nos finais de semana. Tanto que os Correios dão um prazo de entrega de oito dias úteis para as capitais e de quinze dias úteis para o interior.
Essa é sem dúvida a PIOR opção de envio, pois as plantas correm risco de stress hídrico e a consequente desidratação severa com risco de perda parcial ou total da encomenda. Quando se trata de substrato especial, suportes, vasos e afins, esse tipo de frete é compensador, mas para plantas vivas essa é a pior opção.

VENDEDOR

Como em lojas físicas, há os bons e maus vendedores no mercado. Antes de efetuar compras pela Internet todo cuidado é pouco, pois o risco é sempre grande de se pagar e não receber. Então recomendo que se procure checar as referências do vendedor, se esse possui a Empresa registrada, com números de Cnpj e Inscrição Municipal.

TAMANHO DOS EXEMPLARES


Bromélias


Bromélias

Outro ponto muito importante a ser observado é as dimensões da planta que está sendo adquirida. Há vendedores que postam fotos de plantas adultas em todo seu esplendor e na hora do envio, manda pequenas mudas em formação. Isso é o que chamo de comprar Gato por Lebre. Bons vendedores prezam pelo que fazem.
Tenho o maior cuidado de vender aquilo que realmente é postado. Para não incorrer em erros, só negocio exemplares adultos (matrizes), que dependendo da época da venda, podem seguir com haste floral e / ou brotos laterais.



ENVIO DE MERCADORIAS

Outro fator de extrema importância que deve ser observado. As grandes empresas que vendem pela Internet solicitam prazo de até sete dias úteis para despachar as mercadorias. Não vejo motivo de um pequeno ou médio empreendedor demorar tanto para fazê-lo. No meu caso especificamente, estou há treze anos no mercado de vendas e digo com muito orgulho que tenho o despacho mais rápido da Internet. Ao ser confirmado o pagamento em menos de doze horas, já estou enviando a mercadoria adquirida pelo comprador. Para ter certeza que a mercadoria chegará bem a destino, só faço os despachos de segunda a quarta-feira.

EMBALAGENS

Embalagem das plantas


Etiqueta


Caixas

As embalagens devem ser leves, práticas e duráveis, para garantir o bom acondicionamento das plantas. Elas podem ser de papelão, de isopor e madeira. No meu caso, estabeleci o padrão de caixas de Isopor e em alguns casos caixas de papelão reforçado para plantas de tamanhos que ultrapassam as medidas padrões das caixas de isopor.

IDENTIFICAÇÃO
É de extrema importância que as plantas sejam envidadas com targeta de identificação, pois isso vem a facilitar ao comprador o controle de desenvolvimento da mesma, bem como as pesquisas de melhor local de ambientação do exemplar.

ACONDICIONAMENTO
As plantas nunca devem ser despachadas substrato e / ou vasos. Elas devem ser desenvasadas, ter suas raízes cuidadosamente lavadas, ser envolvidas uma a uma em plástico bolha ou jornal e acomodadas confortavelmente dentro da embalagem. É sempre bom preencher os espaços vazios com folhas de jornal amassadas, pois isso evita que os exemplares fiquem soltos se debatendo dentro das embalagens.

RECEBIMENTO DE ENCOMENDA

Ao se receber a encomenda, a primeira providência a ser tomada é se retirar o mais rápido possível os exemplares das embalagens individuais e em seguida molhá-los generosamente, de forma se estabelecer a reidratação da planta. Feito isso deve-se deixar descansar para posteriormente se plantá-la em seu local definitivo, quer seja vasos, covas ou aplicações em suportes. A observação dessas normas garantem o bem-estar e o viço de seus novos exemplares a serem incorporados em sua coleção.

OBSERVAÇÃO:
Quando precisar de produtos e serviços de jardim, faça assim:
Entre em http://www.paisagismodigital.com Pesquise nas listagens ou digite o nome popular ou científico na caixa de pesquisa e marque planta, ou mobiliário, ou insumo, clique, vai encontrar a foto e o nome científico. Clique na foto e vai encontrar todas as informações sobre a planta ou o produto, inclusive quem vende em todo o Brasil. Marque o nome do fornecedor para enviar-lhe um e-mail.
Para você que é profissional de produtos ou serviços de jardim, este é o seu portal
O http://www.paisagismodigital.com oferece este serviço há 10 anos!
O cadastro de profissionais e fornecedores é inteiramente gratuito e acessível a todos sem limite territorial. Também não há qualquer cobrança pelos negócios gerados através do site. O cliente procura, encontra e se dirige diretamente ao fornecedor.
Experimente, não custa nada!
Rômulo Cavalcanti Braga é especialista em Tillandsias e um grande produtor.
Contato: romulocbraga@uol.com.br
Ouro verde - boiatche bromeliario
Você gostará também:
Principais espécies de Bromélias - 2
Principais espécies de Bromélias
Um toque da natureza em casa: Terrários e Mini jardins
O paraíso das mini orquídeas
Um pouco do universo das orquídeas
Contemplação: cores e matizes
Planta Ora pro Nobis (Pereskia aculeata) a carne de pobre
Ouro verde brasileiro - Um ilustre desconhecido relegado ao acaso


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!