Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

O que as pessoas querem de um paisagista?

Autor: Regina Motta - Data: 08/06/2016
RSS

Cada vez que um paisagista visita um cliente em potencial, se surpreende em ouvir sempre o mesmo desejo. A surpresa vem do fato de que alguns desejos são bastante lógicos, pois se chamaram um paisagista é porque entendem que não é fácil juntar todas as qualidades que desejam em seu jardim sem terem a mínima idéia de como fazê-lo.

Por isso, os clientes chamam o paisagista para que façam um projeto que represente os seus desejos, ainda que muitas vezes tenham expectativas irreais mas, basicamente, todos querem alguns pontos em comum:

Vamos ver quais são estes pontos, os desejos mais comuns dos clientes:

Baixa manutenção

As pessoas têm pouco tempo disponível hoje em dia, e por mais que amem a jardinagem, não querem necessariamente estar cuidando de arrancar o capim que inevitavelmente irá brotar em seus canteiros.
Claro que se deseja ter grama em seu jardim terá que podá-la ou pagar a alguém que o faça. Mas também está claro que um bom desenho pode solucionar muitos problemas.
Esta é uma das finalidades do paisagismo, fazer que tudo funcione de forma adequada no jardim. Por exemplo, que as plantas que crescem muito rapidamente estejam em um local adequado e com o espaço que necessitam para se desenvolverem sem precisar de poda com frequência. Ou que as plantas susceptíveis de doenças e pragas sejam substituídas por outras mais resistentes, na etapa de planejamento e do projeto.

Se querem um jardim sem manutenção, então é importante lembrar que, assim como a sua casa, seus filhos, seu carro, todos precisam de manutenção e cuidados. Jardim é vida e, como tal, é preciso cuidados. Jardim sem manutenção não existe!!

Praça em Gramado Paisagista Marcio Pottratz



Praça em Gramado Paisagista Marcio Pottratz

Beleza

Sim as pessoas querem que os jardins sejam bonitos!
O problema para o paisagista é que a beleza tem vários conceitos e não é igual para todos. Então é preciso conversar muito para descobrir qual seria o ideal de beleza para o cliente, o que eles têm em mente. Um bom paisagista, que dedicou tempo em estudos, é totalmente capaz de perceber a expectativa e demonstrar, através de um projeto, como ficará o jardim de seus sonhos.

Hoje já existem softwares que fazem a demonstração imediata, em 3D, de como será o futuro jardim, com a grande vantagem de modificar o projeto na frente do cliente, mudando plantas, traçados, mobiliários...PhotoLANDSCAPEO que não era possível há algum tempo, quando o projeto era desenhado a lápis, levando horas para ser feito!



Projeto do paisagista Mauricio Estellita com o PhotoLANDSCAPE



Paisagista Maurício Estellita PhotoLANDSCAPE

Funcionalidade

Há clientes que somente desejam um jardim para apreciar e sentir a mudança das estações. Querem um jardim que os convide a sair e que façam uso do espaço exterior que possuem.
Famílias querem um jardim que seja um lugar seguro para seus filhos brincarem, outras querem um local para receber os amigos, outros querem colher suas flores, frutos, verduras da horta. Algumas querem somente melhorar a propriedade para aumentar seu valor.
Mas todas querem que o jardim seja funcional!

Paisagista Marisa Lima


Jardim para crianças Paisagista Marisa Lima

Baixo consumo de água

Seja por razões econômicas, ecológicas ou ambas, isto deve estar na consciência de cada paisagista na hora de projetar o jardim. Mas sempre o cliente pedirá baixo consumo de água por qualquer uma das razões ou pelas duas.
Uma boa atitude para ter um consumo baixo e equilibrado é ter um projeto de irrigação, onde toda água usada será planejada e executada sem perda. Temos hoje softwares para irrigação de excelente qualidade, como o HydroLANDSCAPE, que tornará a tarefa de irrigar automática e racional.

Projeto de irrigação com o HydroLANDSCAPE Agrônomo Celso Amorim



Projeto de irrigação com o HydroLANDSCAPE Agrônomo Celso Amorim

Baixo custo

No Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, em todos os lugares, as pessoas querem um jardim que tenha um custo razoável. Mas se esperam um milagre na hora de fazer um jardim, é impossível, já que unir todos os desejos anteriores sem custos é uma tarefa bastante difícil.
Muitas vezes os clientes querem rebaixar os custos de instalação reduzindo a qualidade dos materiais sem se lembrar de que isso trará consequências posteriores que podem comprometer ao investimento inicial que fizeram.

Se você quer um paisagista para planejar e executar seu jardim, pode encontrá-lo aqui: Fornecedores de Serviços.

Plantas para o jardim ao alcance de um clique: Plantas.

Você gostará também:

AS NOVAS ROSEIRAS PARA JARDIM

Paisagismo: Sensibilidade e encantamento

A beleza dos capins em Paisagismo

Quer ter borboletas em seu jardim?

Plantas que atraem aves e outros bichos


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!