Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas ornamentais: Íris, a mensageira dos deuses

Autor: Jango Verde - Data: 03/11/2014
RSS

Na mitologia grega, Íris era a filha de Taumante e de Electra (filha de Oceano); Taumante era filho do Mar e da Terra, e Electra era uma das oceânides, as filhas de Oceano e Tétis. Íris é casada com Éolo.Suas irmãs eram as Harpias: Aelo e Ocípite.



Íris era a personificação do arco-íris e mensageira dos deuses. Como o arco-íris para unir a Terra e o céu. Íris é a mensageira dos deuses para os seres humanos; neste contexto ela é frequentemente mencionada na Ilíada, mas jamais na Odisseia, onde Hermes toma seu lugar.
Íris é representada como uma virgem com asas de ouro, que se move com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, nas profundezas dos oceanos e no mundo subterrâneo (Hades). Ela é especialmente a mensageira de Hera, e é associada com Hermes.



A Íris é uma das espécies do gênero Iris que mais contribuiu para a formação dos populares híbridos atuais. Suas folhas são longas e laminares, como espadas, e medem cerca de 60 cm de comprimento. Elas são verde-azuladas e ficam dispostas em leque, partindo dos espessos rizomas. Estes rizomas são conhecidos por sua fragrância, quando secos e moídos, o que os torna muito utilizados em perfumaria.



As inflorescências surgem na primavera e verão e são compostas por cerca de duas flores. As flores são típicas do gênero Iris, com três sépalas caídas e três pétalas eretas. Cada sépala apresenta um tufo de pêlos em sua linha média, na parte superior - a barba da íris. Esta barba é geralmente branca com amarelo. As flores são originalmente azuis ou brancas, mas atualmente há centenas de híbridos e variedades das mais diversas cores ecombinações em degradeé. Ocorrem ainda variedades com folhas variegadas de branco.



No paisagismo, as íris podem ser utilizadas em maciços e bordaduras, como uma excelente opção perene e de baixa manutenção, com florescimento muito vistoso e nobre. É interessante replantá-las e dividi-las a cada 3 ou 4 anos, ao final do verão, aproveitando-se a ocasião para revolver e adubar o solo.

Cuidado:
A seiva e outras partes da planta podem ser tóxicos se ingeridos ou em contato com a pele. As íris também podem ser plantadas em vasos e jardineiras.



Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A íris é originária de clima temperado, mas pode ser cultivada em uma ampla variedade climática, florescendo com maior abundância em regiões de temperaturas mais amenas e frias no inverno. Fertilizações anuais na primavera também estimulam a floração da planta.
Multiplica-se através da divisão dos rizomas ou touceiras. Ao plantar, deve-se evitar enterrar demasiadamente os rizomas, pois ficam suscetíveis às doenças e produzem menor quantidade de flores.






Jango Verde: Implantação e manutenção de Jardim . Angola
Contato: jangoverde.angola@gmail.com
Você encontra fornecedores de ,Íris aqui: Escolha, clique na foto e envie uma mensagem para os fornecedores.
Você gostará também:
Jardim Botânico da Madeira - Portugal
Plantas ornamentais:Orquídea Cattleya- Grupo 1
Plantas ornamentais: Begônia
Plantas ornamentais: Lavandas, maravilhas polivalentes
Plantas ornamentais despoluidoras
Margareth Mee, a dama das bromélias, pesquisadora de nossas plantas ornamentais
Plantas ornamentais: Que tal uma salada de flores?
Plantas ornamentais: Árvore Canhão. àrvore sagrada
Plantas ornamentais: Cactos, lindas flores e muitos espinhos"
Plantas ornamentais em risco de extinção: Orquídea Cattleya eldorado Linden


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!