Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Você conhece a Grumixama, Araticum, cambucá...?

Autor: Regina Motta - Data: 04/11/2016
RSS

Araticum, jerivá, cambucá são exemplos de frutas nativas do Sudeste, que poderiam ser encontrados com mais facilidade. Elas fazem parte da Arca do Gosto - um catálogo mundial do movimento Slow Food que reúne alimentos ameaçados de extinção, mas que ainda se encontram vivos, com potencial produtivo e comercial

Fundado por Carlo Petrini em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989. Atualmente conta com mais de 100.000 membros e tem escritórios na Itália, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido, e apoiadores em 150 países.

O princípio básico do movimento é o direito ao prazer da alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade especial, produzidos de forma que respeite tanto o meio ambiente quanto as pessoas responsáveis pela produção, os produtores.

Araticum


Araticum autor Etore Santos
Araticum

A lista de alimentos, dividida em categorias como raças animais, frutas e hortaliças, reúne hoje mais de 3500 ingredientes de diversos países, sendo quase 100 brasileiros, que vão dos mais conhecidos, como a jabuticaba e o queijo da serra da Canastra, aos menos, caso do cambuci, grumixama, do jaracatiá e do araticum.

Cambucá


Cambuca foto Martimsaintive
Cambucá

A sede internacional do Slow Food é em Bra, na Itália. O Slow Food opera tanto localmente como mundialmente junto de instituições internacionais como a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação.

Estabelece laços de amizade com governos em todo o mundo, prestando consultoria para o Ministério da Agricultura italiano, trabalhando com o presidente da câmara de Nova Iorque e colaborando com o governo Brasileiro.

Grumixama


Eugenia brasiliensis, grumixama, Photo by David J. Stang
Grumixama

Através dos seus conhecimentos gastronômicos relacionados com a política, a agricultura e o ambiente, o Slow Food tornou-se uma voz ativa na agricultura e na ecologia.

Jaracatiá


jaracatiá foto Csandrocampos
Jaracatiá

Jabuticaba


jabuticabas
Jabuticaba

Jerivá


jerivá foto Signey

O Slow Food conjuga o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. As atividades da associação visam defender a biodiversidade na cadeia de distribuição alimentar, difundir a educação do gosto, e aproximar os produtores de consumidores de alimentos especiais através de eventos e iniciativas.






Festival está acontecendo em São Paulo até o dia 6 de novembro

Festival arca do gosto 2016 São Paulo

Fonte: Slow Food Brasil

Você gostará também:

Já ouviu falar em Sintropia? Sabe o que é ?

Uma horta ambulante pelas ruas de Londres: Hortum Machina

O desafio de entender e conhecer melhor as plantas

As incríveis habilidades das abelhas

Você sabe que as plantas podem aprender e recordar?

A vida secreta das plantas - 1 - Viajando!

Jardinagem e cultivo de plantas em viagens espaciais!

Pesquisas revelam: plantas têm inteligência e memória


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!