Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

O jardim sustentável

Autor: Marcos Cocco - Data: 28/05/2015
RSS

Ficou evidente neste começo de ano, principalmente nos estados do sul e sudeste do país, que não podemos mais continuar com nosso descaso com a economia de água.



Precisamos mudar radicalmente a maneira como lidamos com este recurso, criando uma cultura de uso racional e otimizado.

No âmbito do paisagismo, o novo empenho deve ser na criação de jardins sustentáveis.

Mas todo jardim não é sustentável? Não. Não basta ser uma área verde para imediatamente ser sustentável.

Então o que é um jardim sustentável? É um jardim que não desperdiça recursos. Um jardim que desempenha sua função estética sem deixar de lado questões ambientais. Um jardim, por exemplo, que não precisa de dezenas de litros de água todos os dias para irrigação.

Num jardim onde buscamos a economia de água, espécies mais resistentes como capins, agaves, dracenas e fórmios devem ter preferência.




Ou plantas nativas que, mais adaptadas à região, normalmente precisam de menos água do que espécies exóticas.

Além da escolha de espécies mais propícias, outra forma de otimizar a utilização de água é agrupar no jardim as plantas com as mesmas necessidades em termos de rega, podendo assim dar a todas elas a mesma quantidade de água, no mesmo número de vezes, não havendo desperdício.

Quanto aos gramados, a grama é uma espécie que requer muita água e, sendo possível, devemos diminuir as áreas cobertas por ela inserindo, por exemplo, canteiros com outras espécies. Manter a grama mais comprida, diminuindo a incidência de luz solar no solo, também pode reduzir a necessidade de água.

Este resultado, de não deixar o solo exposto e diminuir a evaporação, pode ser obtido também com sua cobertura com pedriscos ou matéria orgânica, como folhas secas ou cascas de pinus.

No tocante à rega, deve ser feita somente quando necessário. Se a terra estiver seca, regamos. Se ainda estiver úmida, podemos deixar para o dia seguinte.

Os melhores horários para irrigar são de manhã cedo ou a noite, com menor evaporação e maior absorção da água. E de preferência com o uso de um regador, com a água direcionada para as raízes das plantas, ao invés de uma mangueira que molha tudo e todos sem distinção.

Um modo ainda melhor é o uso de um sistema de irrigação automatizada, permitindo que as plantas recebam apenas a quantidade correta de água. Além de podermos determinar os dias, horários e duração das regas, os sistemas mais modernos permitem ainda que a irrigação seja automaticamente cancelada caso chova. Estes sistemas estão cada vez mais práticos e acessíveis.

E não só o uso otimizado da água é importante, mas também sua fonte.

Não precisamos nos limitar ao uso somente da água da torneira. O armazenamento e utilização de água de chuva permite que este nosso jardim seja ainda mais sustentável, ao necessitar de menos água do sistema de abastecimento. Coletar a água da calha do telhado com um balde e usá-la na rega é uma opção simples.

Já os pisos permeáveis, feitos de material poroso, permitem que a água das chuvas penetre no solo e irrigue profundamente as plantas. Podem ser usados em caminhos, pátios e outras áreas onde não há plantas.



O conceito de jardim sustentável nos leva a uma mudança de valores. Não basta mais criarmos uma área verde. Devemos criar uma área verde sustentável.

Marcos Cocco Paisagismo
www.marcoscocco.com.br
facebook.com/marcoscoccopaisagismo

Você gostará também de:

O valor de um jardim

Plantas interessantes: Fibonacci spiral, porporção divina

Um belo jardim com pouca água

Paisagismo:Dicas simples para ter um belo jardim

Jardins áridos ou nem tanto, com a utilização da água da chuva

Não desista de ter um jardim: Plantas de fácil cultivo

Os jardins e a seca

Plantas de fácil manutenção para paisagismo: capins

Preparando o jardim para o inverno


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!