Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Paisagismo: Pergolados, Caramanchão & afins...

Autor: Marco Rossi - Data: 07/12/2011
RSS

Vamos descrever um pouco sobre Designs de Pergolados, que são considerados hoje, um dos tópicos mais aquecidos na Arquitetura de Exteriores, assim como os Caminhos: sua importãncia no projeto de paisagismo.



Na verdade, o nome correto a ser utilizado (quando utilizado prioritariamente no paisagismo) seria Caramanchão, mas talvez pela extensão da palavra, ou até mesmo pelo esquisitismo, o povo brasileiro optou por entitular essas variações como Pergolados e assim vamos tratá-lo daqui por diante.
Eles terão a função de criar vida própria a um espaço incorporado ao jardim. Geralmente são confeccionados das mais variadas formas (originariamente eram espaços quadrados ou retangulares) preferencialmente com o teto descoberto, apenas com algumas vigas espaçadas, proporcionando alguma proteção contra o sol direto e imediatamente oferecendo um conceito de liberdade.



Atualmente, os profissionais já oferecem estruturas das mais variadas formas, tamanhos e designs, fazendo do Pergolado o verdadeiro cantinho aconchegante do Paisagismo externo.
Um projeto pode ser elaborado para atender as necessidades do cliente e também corroborar com a arquitetura paisagística.
Usualmente, a estrutura de madeira é de rápida instalação, e custo mais accessível do que abrigos de alvenaria. Com a vantagem, de depois de pronto, você poder adicionar toques pessoais com infinitas sugestões para impor o seu estilo ou padrão, usando plantas penduradas, trepadeiras, vasos, bancos e mesas, sistema de iluminação e etc.

São perfeitos ao lado da piscina, em uma grande área gramada, ou para delinear e sombrear um caminho da casa para outro destino no quintal.



Dependendo do paisagismo externo já existente, você pode escolher o formato que melhor lhe convier para emoldurar a paisagem, sem se preocupar com a agressão ao ambiente já existente.
Muitos tipos de madeira podem ser utilizados para construir um pergolado. Desde os modelos mais simples acessíveis e frágeis, feitos com cedro ou cedrinho... até os comprovadamente mais estéticos e resistentes como Maçaranduba, Cumaru, Peroba Rosa, Pinus, etc... Certifique-se do aparelhamento e da selagem da madeira para assegurar-lhe maior vida útil.
Há ainda a possibilidade de incrementar seus projetos com a utilização de Toldos para proteção lateral contra o vento e o sol forte.
Combinando madeira com pilares de concreto decorativo poderão lhe propiciar um visual realmente diferenciado.



Poderá optar também por adaptar fios de arame galvanizado ou mesmo treliças de madeira para ajudar as plantas a subir em seu entorno e criar uma sombra natural de efeitos incríveis. Nesse caso, o Pergolado oferece-lhe um ambiente natural e aconchegante, onde as paredes e o teto serão feitos de plantas, propiciando-lhe sombra fresca e até mesmo alguma proteção quando repentinamente o tempo muda e começa a garoar.



Certamente esse cantinho vai lhe convidar para sentar e usufruir do barulho dos pássaros ou até do silencio da reflexão. Para isso a escolha da mobília será decisiva para complementar o ambiente: mesinha para apoio do seu suco de frutas, espreguiçadeiras, cadeiras ou banquinhos, buscando sempre oferecer-lhe momentos de relaxamento e paz. Uma verdadeira sala de estar ao ar livre!
Nos países Europeus, (e aqui no Brasil nas épocas de inverno) é comum também a instalação de Lareiras (eles denominam "Firepit") que vão tratar de oferecer uma climatização e maior aconchego quando você quiser curtir aquele friozinho regado a um bom vinho...



Mencionei logo acima a possibilidade de alguns projetos de Pergolado utilizando-se de Toldos. A idéia é poder trabalhar preferencialmente com os do tipo "retrátil" tanto na parte superior, como nas laterais. Estas "cortinas ao ar livre" pode ser acionadas depois que você já cansou de tomar o seu solzinho ou mesmo, quando chega aquela brisa fresca ao final das tardes.

Definitivamente com uma estrutura de Pergolado, você pode usar sua criatividade aos extremos! Colocar ali um Mini SPA, um balcão para lhe servir como apoio, uma churrasqueira...

Pergolados vão servir como ponto de observação do seu paisagismo. Dalí você e seus convidados poderão usufruir da beleza de todo o ambiente que você projetou.
Abaixo, algumas sugestões, onde caso precise de orientações profissionais, não hesite em contatar-nos !

Marco Aurelio - Responsável Técnico
www.GuiasDecor.com.br
contato@GuiasDecor.com.br
011-5524.6024

Você pode se interessar também por:

Beleza e praticidade do jardim Vertical
Pequenos espaços: grandes jardins
Horta moderna a moda antiga
Paisagismo e jardinagem: A luz e as plantas


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!