Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Plantas e flores extraordinárias

Autor: Regina Motta - Data: 27/07/2015
RSS

As flores nada mais são do que o órgão sexual das plantas. São tão deslumbrantes e cheias de artifícios para atrair polinizadores que as retiramos da natureza para conquistar outros seres humanos. Falar sobre o poder de sedução das flores não é mera licença poética: elas foram feitas para isso.

Algumas de forma bastante engenhosa. É o caso da orquídea Ophrys insectifera, cujo cheiro e formato induzem moscas a tentar copular com a sua flor. O resultado é um macho nada satisfeito e recoberto de pólen. Outras espécies são menos sutis. A vitória-régia, por exemplo, e a Caleana major literalmente aprisionam os seus insetos polinizadores.
Vale ver!

Caleana major

Welwitschia mirabilis pode viver de 400 a 1,5 mil anos e ela pode sobreviver por até cinco anos sem chuva



A Dionaea muscipula tem duas folhas articuladas cobertas de uma penugem ultrassensível que detecta a presença de tudo, desde formigas a aracnídeos.




Desmodium Gyrans é conhecida como planta dançarina em função dos graciosos movimentos das suas folhas



Euphorbia Obesa, também conhecida como a planta baseball, é natural da África do Sul



O Baobá é conhecido como árvore garrafa, não só por parecer-se com uma, mas também porque é capaz de armazenar cerca de 300 litros de água.



Dracaena cinnabari é conhecida como árvore sangue do dragão em função da sua seiva vermelha



A cor negra é raríssima entre as flores. A exótica Tacca chantrieri cresce em solo asiático e ficou conhecida como "flor morcego". Por algum tempo, pensou-se que seu aspecto sombrio atraía moscas polinizadoras, à procura de matéria orgânica em decomposição. Mas não é o caso: a espécie se vira muito bem sozinha (autofecundação).



A maior flor individual do mundo tem quase um metro de diâmetro e pode pesar 10 kg. Apesar de bela, o forte odor da Rafflesia arnoldii é popularmente comparado ao de cadáveres. A espécie parasita plantas do gênero Tetrastigma e é nativa de Bornéu e Sumatra.



Os cactos do gênero Huernia são notáveis por suas magníficas flores pontiagudas - verdadeiras obras de arte na natureza. Entre elas está a Huernia zebrina, cujas dramáticas flores listradas são ofuscadas por este suculento disco de cor achocolatada, ao centro. Na língua espanhola e inglesa, a espécie foi popularmente apelidada de "flor donut".



Parece uma estrela-do-mar, mas é uma flor.
A Stapelia flavopurpurea cresce na Namíbia e, ao contrário da maioria das apocináceas em seu gênero (famosas pelo odor desagradável que atrai moscas polinizadoras), a sua essência lembra mel.



Você sabia que a flor da vitória-régia (Victoria amazonica) fica aberta por apenas dois dias? Ela espicha as suas pétalas ao entardecer a fim de atrair besouros. Então se fecha, capturando-os por toda a noite. No dia seguinte, recoberto em pólen e um tanto atordoado, o inseto é enfim libertado. E voa para a próxima flor!



Para se reproduzir, essa orquídea imita o visual e até o feromônio sexual (cheiro) de moscas fêmeas, a fim de atrair espécimes machos. Confusos, os insetos que pousam nas plantas para acasalar acabam transportando o pólen de uma Ophrys insectifera à outra.



Sabemos que as flores são o órgão sexual das plantas. Entretanto, em alguns casos, a sua função reprodutiva fica tão evidente que a flor acaba por dar nome ao gênero todo: eis a explícita Clitoria.



As flores da orquídea Habenaria radiata parecem sempre prestes a alçar vôo! A espécie cresce nos solos japoneses, coreanos e chineses; e não é difícil perceber porque recebe o nome de flor "garça branca".
A planta em si é uma espécie de cipó. O que a torna excepcional são as flores: ocas por dentro, suas paredes internas são repletas de filamentos, que apontam para baixo e dificultam a saída de moscas polinizadoras.



Alguns acham que a estranha flor da Ceropegia haygarthii lembra um guarda-chuva invertido, outros a chamam de flor-palhaço.



O seu nome científico dá a dica: Orchis simia. O termo "símio", do latim para o português, faz referência aos macacos. E não é que esta orquídea parece mesmo ter florescido no corpo de um?



É conhecida como a flor da ressurreição (Selaginella lepidophylla). É uma planta do deserto que cresce no Oriente Médio e na América Central que desenvolveu uma habilidade de sobreviver as secas e vive uma vida de cigana. Durante a falta de chuva e umidade, a planta retira sua raiz do solo, se enrola como uma bola e permite que o vento a transporte pelo deserto, até encontrar um lugar úmido para viver, então ela se desenrola e floresce.





Fontes: http://viajeaqui.abril.com.br/materias/as-20-flores-mais-extraordinarias-do-mundo
http://www.greenme.com.br/informar-se/biodiversidade/720-as-7-plantas-mais-estranhas-do-mundo
http://noticias.terra.com.br/ciencia/veja-as-10-plantas-mais-bizarras-da-natureza,82298d06878ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Você gostará também:

Gigantes da natureza:conheça as maiores flores do mundo

Gigantes da natureza: conheça as maiores árvores do mundo

Jardim Pré Histórico: Saibam quais são as plantas mais antigas da Terra que usamos como ornamentais

Como as plantas atraem os animais


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

07/09/2016 17:51:19

As flores com toda sua beleza com certeza, deixam qualquer ambiente mais bonito e harmonioso.
Tags: grama, gramas, grama preço, comprar grama, comprar grama esmeralda, grama esmeralda, grama batatais, grama são carlos, grama bermuda, grama coreana, grama santo agostinho, grama esmeralda preço, grama batatais preço, grama são carlos preço, grama bermuda preço, grama coreana preço, grama santo agostinho preço.

31/07/2015 10:43:58

Sergio Roberto, o apoio dos leitores é muito importante para nós! Este espaço está aberto para todos que queiram publicar seus artigos! Será um prazer publicar uma matéria de sua autoria!

31/07/2015 10:41:15

Olá Robert, você já cadastrou seus produtos aqui no site? Os clientes procuram, encontram e se dirigem diretamente ao fornecedor sem nossa interferência!

30/07/2015 19:56:31

Com uma visão incomum o artigo faz refletir sobre os pequenos detalhes que passam desapercebidos pela grande maioria. Parabéns Regina.




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!