PaisagismoDigital - Guia de plantas, artigos, fornecedores e prestadores de serviços para jardins e paisagismo.

Use a caixa abaixo para buscar plantas e artigos para jardim
   
Skip Navigation Links
Pesquisa avançada

Login/e-mail:  
Senha:      
Mantenha-me conectado
 
| Cadastro grátis |
| Recuperar senha |

Forum Fórum Paisagismo Digital
Fórum | Novo Tópico | Pesquisar | Regras | rss
  

Fórum > Geral (Jardinagem) > Tópico(PROJETO JARDIM NA ESCOLA)
Tópico: PROJETO JARDIM NA ESCOLA
DANIELA
DANIELA SEIXAS

Novato (0 pontos)
Mensagem postada em 26/03/2011 10:35:30

OLÁ, SOU PROFESSORA NUMA ESCOLA PÚBLICA E RESOLVI FAZER UM PROJETO DE JARDINAGEM COM MEUS ALUNOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL... A IDEIA É "FLORIR" OS CANTEIROS DA ESCOLA...O PROBLEMA É Q ESTAMOS FAZENDO TUDO SOZINHOS, FALTA MATERIAL E NA MAIORIA DAS VEZES TENHO Q COMPRAR COM MEU SALARIO... GOSTARIA DE SABER QUAIS FLORES PODERIA USAR NOS CANTEIROS QUE BATEM SOL A MANHÃ INTEIRA E METADE DA TARDE... GRATA

Helga
Helga de Holanda Staudinger

Novato (0 pontos)
Mensagem postada em 28/03/2011 14:04:34

Daniela, parabéns pela iniciativa!!

Porém atenção para alguns questionamentos:
Quem vai fazer a manutenção dos jardins? Lembre-se que estamos lidando com seres vivos, assim será necessário ter alguém específico para este fim, especialmente no período de férias, senão...tudo vai por água abaixo.

Você não diz aonde fica a escola, mas de qualquer forma, procure utilizar vegetação nativa que por ser melhor adaptada está menos suceptivel às pragas e doenças e exigem menor manutenção.

Para a forração você pode utilizar grama amendoim (arachis repens) ou mesmo a vedélia, bastantes rústicas e de floração amarela. Caso queira utilizar arbustos, fique com a heliconia papagaio (heliconia psittacorum)com sua floração tropical, ideal para este tipo de ambiente de meia sombra. No caso de arvoretas, fique com a Murta que apesar de ser exótica(Murraya exotica)que possui folhagem brilhante e exala perfume (evite coloca-la em ambientes de curta duração no caso de pessoas mais sensíveis aos odores).

Minha sugestão didática: plante um pé de Pau Brasil ( Caesalphinia echinata) para que os alunos conheçam o vegetal que deu origem ao nome de nosso país (o único no planeta com nome de uma árvore). Agora, atenção, pois quando jovem esta planta de grande porte possui espinhos no tronco, devendo por isto ficar em local isolado a fim de evitar acidentes. Depois de adulto eles desaparecem, a árvore tem excelente sombreamento, suas sementes vermelhas são muito utilizadas em artesanato. Importa lembrar, que este vegetal exige amplo espaço para seu crescimento pleno e que, com certeza será a assinatura de seu trabalho ambiental!
Bom trabalho e sucesso

Helga Staudinger
Arquiteta Paisagista

Helga
Helga de Holanda Staudinger

Novato (0 pontos)
Mensagem postada em 28/03/2011 14:10:33

Daniela,
o nome científico da vedélia é Wedelia palludosa e é importante para não haver dúvidas na compra das mudas.
Outro detalhe com relação a Murta é que seria bom evitar colocá-la em ambientes de "longa" duração e não "curta" como mencionei acima,ok
Helga

Mario
Mario Wagenfuhr

Iniciante (15 pontos)
Mensagem postada em 28/03/2011 14:56:27

Oi Professora, normalmente as Prefeituras possuem Horto Florestal e fornecem mudas de várias espécies, entre flores e plantas ornamentais. Plantas que sempre ficam boas e com pouca manutenção são:
- Sálvia Vermelha (salvia splendens).
- Gerânio (pelargonium hortorum).
- Tagetes (tagetes erecta).
- Beijinhos coloridos (impatiens walleriana "nana").
Estas espécies normalmente florecem por 5 a 6 meses e lógicamente precisam no mínimo de água regularmente.
Ou pantas que são totalmente perenes e o resultado é muito bom:
- Liriópe Variegata (liriope muscari).
- Hemigrafis roxo (hemigraphis alternata).
São espécies que não morrem facilmente e também florecem, mas a cor da planta é que as tornam bonitas.
Quanto a sugestão de árvores, acho que em floreiras é um crime ambiental (espaço reduzido). Helicônias precisam de bons espaços pois criam grande maciços e murtas pedem solos bem preparados e conforme a região ficam com uma formação rala e caneluda.
A princípio seria isto, precisando estou a disposição.
Interiores e Jardins
Paisagista: Mario Wagenfür
(47)8855 8856

Bettina
Bettina Landa

Novato (8 pontos)
Mensagem postada em 28/03/2011 23:22:35

Querida profe, parabens pela iniciativa.
Muitas são as possibilidades de trabalhar com os seus meninos. Eu creio que uniria o util ao agradavel, e no meio das suas flores colocaría as ervas e temperos. Pode trabalhar com mandalas de tagetes circundando ervas e temperos; ao mesmo tempo que os tagetes dão colorido elas são exelentes repelentes . Temos que ser creativos e praticos , assim você prenderá a atenção e a curiosidade das crianças. AS formas das mandalas, ou de espirais, também podem ser feitas reciclando garrafas pet cheias de agua colorida,são de grande incentivo para começar a mexer na terra de maneira ecologicamnete correta.
Não sei que idade têm os seus meninos, e nem sei em que cidade e estado vocés se encontram, mas se preferir me mande uma foto do espaço que com a ajuda do Phptolandscape poderei fazer um projeto para que tenha uma ideia melhor do que estou propondo e assim ficará mais facil para vocés executarem o seu "jardim escola".
Abraços e boa sorte.
meu e-mail é bettlanda@hotmail.com.br

Samuel
Samuel D. F. Teixeira

Novato (0 pontos)
Mensagem postada em 29/03/2011 06:02:30

Parabéns pela sua iniciativa, vou-lhe adiantar uma ideia que o seu projeto tenha um contexto mais ecológico, procure utilizar espécies nativas da região onde se encontre; pois seria muito importante em termos de educação ambiental, os alunos conhecerem as espécies da sua região só assim protegem o que é seu conhecendo... Tente também integrar árvores de fruto, criar uma horta ecológica pois não só cria em contexto de educação ambiental como faz educação alimentar que hoje em dia, as crianças e as pessoas em meio urbano desconhecem de onde vêm os alimentos,( as crianças pensam hoje em dia que aparecem por ato de magia nas parteleiras do supermercado)... E não só a escola fica a produzir alimentos para a cozinha da escola, como produz alimentos saudáveis para as crianças...

Quantos aos apoios não desista, persista com o seu diretor da escola, com os seus colegas, leve a sua ideia a empresários da região, pois de certeza vai encontrar apoios, divulgue na rádio e nos jornais da região, fale com os pais dos alunos, voçê fazendo pressão as pessoas vão aderir ao seu projeto, e que o próprio Ministério da Educação devia implementar em todo o país...
Samuel: ecoglobal.st@gmail.com

Decio
Decio Duarte Ambrosio

Novato (9 pontos)
Mensagem postada em 29/03/2011 16:32:29

Olá! Professora Daniela.

Parabéns pela iniciativa nós do Sítio Cambará somos produtores produzimos mudas de Agapantos Azul e Branco, Hemercallis(Lírio amarelo), Lírio Laranja Dobrado, Lírio Vinho entre outras.
Podemos fazer uma doação de 2 dúzias de mudas de cada especie, para seu projeto.
Importante saber onde a escola esta localizada.
Posso trazer as mudas para São Paulo e vc providencia a retirada.
É só confirmar, OK meu e-mail é sitiocambara@ig.com.br
Fico no aguardo.
Abs.
Decio Ambrosio

DANIELA
DANIELA SEIXAS

Novato (0 pontos)
Mensagem postada em 29/03/2011 20:54:19

Olá todos,
obrigada pela ajuda que vcs vem me dando...
olha so, a escola fica no interior da Bahia, na cidade de Ilheus, no litoral. É uma escola pública, do Estado, um curso profissionalizante de guia de turismo que tem duração de 4 anos... a turma do 2º ano tem entre 16 e 18 anos e a disciplina é Educação Ambiental para o turismo. Daí pensei na idéia de resgatar os canteiros da escola que já existem, mas só possuem grama e mato pela falta de cuidado, além dos alunos jogarem lixo durante a hora do lanche. Chegamos a encontrar na limpeza dos canteiros até tesoura enferrujada!!! A proposta é que eles aprendam a cuidar do ambiente escolar, se sensibilizem e busquem cuidar melhor da rua onde moram e por fim da cidade que é um lugar turistico. A ideía das arvores frutiferas não cabe. O Pau Brasil também não. Tenho até uma muda mas são 6 canteiros, sendo 1 redondo de mais ou menos 3m de diamentro, e outros 5 retangulares com mais ou menos 1 metro de largura e uns 3 ou 4 de comprimento.
Sou formada em Turismo e não entendo muito de plantas, a não dos meus caqueiros que tenho em casa. Mas quero aprender mais pq sonho em ter uma horta. Pensei até me fazer uma na escola, mas as dificuldades são tantas... hj mesmo sai pra comprar pá para meus alunos com meu salário que ainda nem entrou na minha conta..rs mas quero que meus alunos estudem num ambiente com mais "cor" e cheiro e aprendam a conservar os canteiros.
Adorei a ideia das mandalas de tagetes circundando ervas e temperos; da Betina, cheguei a olhar alguma coisa na internet antes, mas não achei um manual básico pra poder aplicar com meus alunos.
Samuel, é muito complicado trabalhar numa escola onde o professor tem que comprar seu piloto e apagador para poder dar aula. ano passado estava gravida e quase perdi minha bebe por consequencia de 2 meses de infecção urinaria por falta de agua filtrada e banheiro funcionando na escola. os alunos nao tem livros das disciplinas profissionalizantes, tenho q montar apostilas e muitas vezes nem dinheiro pra xeroca-las os alunos tem. os pais só aparecem na escola no final do ano (e olhe lá) para saber se o aluno passou, depois disso, no inicio do ano para matricular o filho. os outros professores dizem que estou perdendo tempo e dinheiro. Alguns disseram que já tentaram esse ideia mas que não tinham ajuda para seguir, mas eu nao quero desistir.
Decio, MUITO obrigada pela sua contribuição, nossa, fiquei muito feliz, deu até vontade de ser paulista..rs, não sei como fazer para que as mudas cheguem até a Bahia sem que morram...
vou deixar meu email tb para que possam entrar em contato. As vezes demoro pra acessar a internet por conta de minha filha, quando chego em casa ela quero toda atenção e além de mamar.
Muito obrigada a todos!!!
danni_seixas@hotmail.com

Bettina
Bettina Landa

Novato (8 pontos)
Mensagem postada em 29/03/2011 22:12:19

Querida profe,
recebi seu e-mail, e agora que sei um pouco mais da sua realidade,proponho que me envie fotos do entorno dos canteiros, assim poderemos ver com o que vc conta na escola e a partir do que vc tem poderemos aproveitar alguma coisa.
E não importa se todos tentaram e não conseguiram, pense simplesmente que agora é a sua vez de tentar e vamos á luta.
Um grande abraço.

Regina
Regina Motta

Paisagista Profissional (945 pontos)
Mensagem postada em 31/03/2011 10:41:14


Daniela, fui professora por muitos anos em escola pública e sei exatamente como você se sente! Seu idealismo e sua vontade me comoveram profundamente... lembrei-me do quanto eu queria realizar alguma coisa, mudar a trajetória de vida de meus alunos e, com isto, fazer um pouco pelo país. Não desanime, por favor! Um dia você terá, como eu tenho, a sensação gostosa de ter feito o melhor e não ter abandonado os meus ideais!
Deixo-lhe uma mensagem do Mestre Darcy Ribeiro: "Sou um homem de causas. Vivi sempre pregando, lutando, como um cruzado, pelas causas que comovem. Elas são muitas, demais: a salvação dos índios, a escolarização das crianças, a reforma agrária, o socialismo em liberdade, a universidade necessária. Na verdade, somei mais fracassos que vitórias em minhas lutas, mas isso não importa. Horrível seria ter ficado ao lado dos que venceram nessas batalhas."

Aos prezados parceiros que responderam ao pedido aqui no Forum deixo minha profunda admiração pela sua disposição em contribuir. Não poderia ser diferente: Quem se dedica á natureza é sempre alguém iluminado, do "BEM"
"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da Criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante". Albert Schweitzer

12
Página  de 2    



Login/e-mail:
Senha:



 
DVD 7 visões da paisagem
Shop das Plantas
Revista Paisagismo & Jardinagem

Inclua seu banner aqui


Paisagismo Digital na Web Programas para Paisagismo Tudo sobre Paisagismo TOP 10 Quem Somos
Canal da AuE Soluções no YouTube
Comunidade do Paisagismo Digital no Orkut
Siga a o Paisagismo Digital no twitter
Perfil da AuE Soluções no Facebook Perfil do Paisagismo Digital no Facebook
AutoLANDSCAPE
PhotoLANDSCAPE
HydroLANDSCAPE
Blog Paisagismo Digital
Fórum Paisagismo Digital
Revista AuE Paisagismo Digital
TOP 10 BLOG
TOP 10 FORUM
TOP 10 Usuários
TOP 10 Itens

Todos os direitos reservados à AuE Soluções - (32) 3217-1501 - paisagismodigital@auesolucoes.com.br
Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuidosem prévia autorização.