Quer aparecer aqui?  Veja Como


Ano
Pesquisar

Entrevista: Arquiteta Paisagista Liane Martins

Autor: Regina Motta - Data: 07/06/2013
RSS

Fale um pouco sobre você, seu trabalho. O que a levou a escolher esta bela profissão?
Sempre fui apaixonada pela arquitetura entendendo-a como uma atividade que organiza os espaços, seus elementos e sua relação com o homem, enfim nossa percepção do ambiente e dos elementos imediatos ao nosso olhar.



Logo após o término do ensino médio aos 17 anos, não tive a oportunidade de freqüentar o curso de arquitetura que era diurno e em tempo integral então optei pela Psicologia no período noturno, o desejo da profissão de arquiteta ficou adormecido por mais alguns anos e somente pude realizá-lo já mais madura e com outras escolhas de vida já definidas.
Ainda bem que tudo acontece a seu tempo pois vivi os anos de faculdade com aquela paixão que nos faz superar os obstáculos, que não foram poucos mas, concretizei minha realização profissional.
Já nos primeiros anos do curso iniciei um especial namoro com a paisagem natural e sua vital importância junto ao elemento construído, o aprender do olhar de arquiteto que se aguça e aprende a "ver" a natureza como indispensável para o ser o humano.

Desta etapa até o amor às plantas foi um pequeno passo a ser dado, ou melhor, grande passo, pois são tantas as espécies, tamanhos, texturas, cores e aromas que precisaria de outro tanto de vida para aprender e absorver esse imenso universo de especificidades. No último ano do curso já tinha definida a minha opção pelo paisagismo, vejo as plantas como esculturas vivas essenciais para qualquer ambiente de convivência do homem.



O que você julga essencial na elaboração de um projeto?
Estudar, conhecer, e avaliar todas as possibilidades do local de implantação para aliá-las às expectativas e ao desejo do cliente. Atualmente tendo à um paisagismo leve, objetivo, voltado à vida contemporânea, sem muitos elementos, priorizando as formas esculturais e diferenciadas das plantas conjugada à diversidade de materiais paisagísticos disponíveis.



Quais ferramentas você utiliza para ajudá-la na elaboração de um projeto?
O importante é o cliente visualizar-se no espaço de projeto. No papel a visualização é em "2D" ou seja no plano, mesmo com fotos e descrição dos materiais, nem sempre o entendimento do cliente é completo. Com os softwares específicos para paisagismo como o AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE, temos recursos que permitem uma melhor interação que aproxima o espaço projetado da expectativa do cliente, além de agilizarem todas as fases do processo.



Você acredita que o paisagismo tem a possibilidade de melhorar a vida das pessoas?
Sem dúvida, o paisagismo é o elemento precursor da relação contemporânea entre homem e natureza.
Mais do que simplesmente a estética e o visual primário dos ambientes, o paisagismo promove a recriação dos espaços, a diversidade de espécies e a preservação da natureza.

Nos últimos anos tenho me voltado principalmente aos pequenos espaços, aqueles típicos das grandes cidades verticalizadas, as varandas, os pequenos quintais, as sacadas ou qualquer cantinho disponível que pode ser ocupado por uma planta, um pouco do verde que faz toda a diferença apenas pela experiência de cuidar de um ser vivo. Apesar da planta não se expressar por olhares, pela fala, por miados ou latidos, se mostra presente pela exuberância de suas folhas, flores e aromas.



Como você conheceu a Aue Soluções?
O "arquitetar" da atualidade aproveita os inúmeros recursos que a informática nos possibilita. Apesar de amar o desenho à mão em preto e branco ou a cores e do projeto nascer no esboço do grafite, os softwares são indispensáveis como ferramentas de transposição de idéias.



A internet nos globaliza e a informação está a um clique, seja para adentrar pelo mundo da botânica, seja para ampliar o universo da arquitetura, para conhecer o paisagismo no mundo, pela curiosidade de ver o novo ou o inédito, ou ainda para interagir com outros profissionais da área. Em uma dessas buscas de aprimoramentos dos recursos de projeto conheci os softwares da AUE e suas inúmeras possibilidades.

Qual a sua opinião a respeito do http://www.paisagismodigital.com.br ? Em que ele pode ajudar no trabalho do paisagista?
O portal disponibiliza informações fundamentais para o meu trabalho como por exemplo o material fotográfico disponível de espécies vegetais e o cadastro de produtos e fornecedores específicos da área, já que estou sempre buscando opções inéditas ou diferenciadas para os meus clientes, mas
o que acho muito interessante é o espaço oferecido ao profissional para publicação de artigos e exposição de idéias através do Blog, que nos permite interagir e conhecer outros profissionais além, é claro, da saudável troca de idéias e opiniões.;




Fale-nos sobre um projeto que você tenha curtido fazer!
Na verdade minha prioridade é oferecer ao meu cliente uma excelência na prestação de serviço, não existe diferença entre um simples vaso e o jardim de um sítio, sempre atenderei pessoalmente o cliente, seja no projeto, na implantação e principalmente depois de realizado o trabalho, pois quero o cliente satisfeito e para sempre.



Adorei todos os trabalhos realizados até o momento, como falei anteriormente, tenho elaborado pequenos espaços com soluções marcadas pela simplicidade de elementos, objetivas, econômicas, pautadas na urgência urbana do tempo e na facilidade da manutenção, procurando valorizar o espaço de conviver com a simples presença das plantas.



Você gostará também de:

Projeto de paisagismo: Noção e bom senso
Paisagismo: Pergolados, caramanchão e afins
Caminhos: sua importãncia no projeto de paisagismo
Pequenos espaços: grandes jardins
Projeto de Lei para Paisagismo Ecológico - Portugal
Horta moderna a moda antiga
Paisagismo e jardinagem: A luz e as plantas
Pequenos espaços: grandes jardins
Beleza e praticidade do jardim Vertical
Origem do paisagismo
Paisagismo urbano: bem estar para o homem e o planeta


Compartilhar:




Login Requerido

Fazer Login para comentar

  

Comentários

05/09/2016 17:04:56

Arquiteta Paisagista Liane Martins




Cadastre-se Grátis
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501
X

Receber alertas das publicações do site


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!